Cultura lança Projeto Gira livros para estimular doação de livros
Campanha disponibilizará caixas em locais públicos para receberem os livros. Objetivo é reunir acervo para bibliotecas públicas do Estado
Para celebrar o Dia Internacional da Doação de Livros, comemorado no dia 14/02, a Secretaria da Cultura de Goiás (Secult Goiás), lança o Projeto Gira Livros. A iniciativa conta com apoio do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), e visa estimular a doação de livros e reunir acervo para bibliotecas públicas do Estado, e ainda, movimentar o Projeto Estante Literária.
Outro foco é mostrar como a prática de doação é viável e importante para a formação cultural da população, que tem a leitura como ferramenta de transformação social que proporciona conhecimento e aprendizagem.
“Mais do que o dever, a Secult tem o compromisso de promover e democratizar o acesso à leitura para todos, criando para isso mecanismos e ferramentas que estimulem e proporcionem ao leitor um conhecimento amplo e diversificado, esse é o caminho”, ressalta a secretária interina de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Caixas em locais públicos
A campanha vai disponibilizar caixas em locais públicos para receberem os livros, de 14/02 a 15/03. Esses recipientes serão sinalizados com cartazes e ficarão acessíveis à população no Centro Cultural Marietta Telles Machado e no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, e no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), na Avenida Assis Chateaubriand.
Após o fim da campanha, os livros serão recolhidos e analisados pela equipe técnica da Biblioteca Estadual Pio Vargas, que vai direcionar o destino final dos títulos.
Alguns deverão ir para as estantes das bibliotecas públicas de todo o Estado e o restante vai para o Projeto Estante Literária, que disponibiliza exemplares gratuitamente para a comunidade.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secretaria da Cultura — Governo de Goiás/Foto: Secult