Diversas doenças podem ser evitadas com simples ato de lavar as mãos, explica infectologista
Covid-19, gripes, conjuntivite, varicela, hepatite A, entre outras, são algumas das doenças
Um simples ato capaz de muito e com efeitos grandiosos. Assim é com a lavagem das mãos. Desde pequenos aprendemos como isto é importante para evitar diversas doenças causadas por microrganismos, como vírus e bactérias. Isso porque elas têm contato constante com superfícies, muitas vezes contaminadas, e são levadas com frequência ao rosto, tocando boca, nariz e olhos.
Em que momento preciso lavar as mãos e qual é a forma correta? Quais doenças são evitadas ao higienizá-las corretamente? Dr. Maurício Pompilio, infectologista da Unimed, esclarece essas dúvidas. Confira!
Quando lavar as mãos?
O ideal é que a higienização aconteça sempre antes e depois das refeições, após o uso do banheiro ou sempre que a mão for levada à boca para tossir ou espirrar. Além disso, após falar ao telefone, usar o transporte público, coçar olhos e nariz e utilizar objetos de uso coletivo também é necessário higienizar bem as mãos. Tudo isso parece muito óbvio, mas nem sempre é levado à sério.
Lavagem eficaz das mãos
Lavar sempre com água e sabão, esfregando toda a superfície das mãos, entre os dedos, as pontas dos dedos e unhas, palma, dorso e punhos. A higienização correta pode prevenir diversas doenças infecciosas, causadas por vírus ou bactérias, entre elas:
Covid-19
Transmitida por gotículas respiratórias contaminadas, que entram no organismo normalmente por meio da boca, olhos e nariz, mas também por meio das mãos e aerossóis.
Gripes e resfriados
A gripe é causada pelo vírus influenza e os resfriados, normalmente, pelo rinovírus ao tossir ou espirrar.
Conjuntivite
Existem vários tipos da doença, mas as virais e bacterianas podem ser prevenidas com a lavagem correta das mãos. Isso porque os agentes infecciosos são levados aos olhos através das mãos contaminadas ao coçar os olhos.
Varicela
Conhecida como catapora, a varicela tem duas importantes formas de transmissão, sendo:
– Através do contato direto de secreções respiratórias, quando, por exemplo, se convive em um ambiente com uma pessoa que está com a doença em atividade
– E pelo conteúdo das “bolhas”, chamadas de vesículas da pele. “Cada “bolhinha” tem um vírus. Desta forma, se encostarmos na nela cumprimentando uma pessoa, por exemplo, a mão acaba sendo contaminada e, ao levar para a boca, nariz ou olho, pode ocorrer a infecção”, detalhe o especialista.
Mão-pé-boca
Muito comum em crianças, a doença é caracterizada por lesões que surgem nas mãos, planta dos pés e boca, e a transmissão ocorre pelo contato direto entre as pessoas com saliva, fezes ou outras secreções das pessoas doentes.
Gastroenterite
A inflamação do trato intestinal pode ser causada por bactérias, parasitas ou vírus e as mãos contaminadas são o principal canal de acesso. Isso porque não lavar as mãos após usar o banheiro e antes das refeições faz com que germes contaminem os alimentos.
Hepatite A
Doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA, transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou da água contaminada.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Assessoria de Imprensa