Doação de cabelo ganha data comemorativa em Goiás
Lei sancionada pelo governador Ronaldo Caiado visa incentivar a solidariedade aos pacientes com câncer e outras doenças que causam perda de cabelo
Goiás acaba de ganhar uma data especial para celebrar a solidariedade: o Dia Estadual da Doação de Cabelo. A lei 22.004/2023, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) nesta terça-feira (13/06), foi proposta pela deputada Dra. Zeli (UB) e publicada no Diário Oficial do Estado.
A data escolhida foi 8 de abril, que também é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A ideia é somar causas correlacionadas e sensibilizar a população sobre a importância da doação de cabelo para a confecção e distribuição de perucas para pacientes com câncer e outras patologias que causam perda de cabelo.
Segundo a parlamentar, a queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais comuns nos tratamentos mais eficazes contra o câncer e isso pode afetar a autoestima e a saúde mental dos pacientes. “Não se trata de uma preocupação meramente estética, as circunstâncias envolvidas na perda de cabelo podem causar sérios danos à saúde mental”, afirmou.
A nova lei também tem como objetivo agradecer aos doadores que já contribuem com essa causa e incentivar novas doações. Para isso, caberá à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás as dotações orçamentárias e ao Poder Executivo todos os regulamentos necessários para que a lei seja executada.
A doação de cabelo é um gesto simples, mas que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas que enfrentam o câncer ou outras doenças que causam perda de cabelo. Além de ajudar na recuperação da autoestima, as perucas também podem proporcionar conforto térmico e proteção contra o sol e o frio.
Para doar cabelo, é preciso ter alguns cuidados, como lavar bem os fios antes de cortá-los, amarrá-los em um rabo de cavalo ou trança e colocá-los em um saco plástico fechado. O comprimento mínimo varia conforme a instituição que recebe as doações, mas geralmente é de 15 a 20 centímetros.
Existem diversas organizações que recebem doações de cabelo em todo o Brasil, como o Instituto do Câncer Infantil (ICI), o Hospital do Câncer de Barretos, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre outros. Para saber mais sobre como doar cabelo, consulte os sites dessas instituições ou procure uma ONG, ou salão de beleza que faça esse tipo de trabalho na sua região.
Alô Valparaíso