Educação ambiental e cultura indígena são temas de palestra para servidores da educação em Valparaíso de Goiás
Palestrante compartilhou sua experiência sobre a valorização dos povos originários na perspectiva pedagógica
Servidores da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás participaram, na última segunda-feira (28/08), de uma palestra sobre “Educação Ambiental e Tendências Pedagógicas na Perspectiva dos Povos Originários”. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de promover a inclusão e o respeito à diversidade cultural nas escolas e valorizar a cultura e a história dos povos indígenas.
A palestra foi ministrada pela pedagoga Aldenora Pimentel, que tem formação pela Universidade Estadual de Roraima e especialização em Residência Agrária com habilitação em Arte, Cultura e Comunicação. Ela também tem experiência em educação, gestão pedagógica e de projetos com ênfase em literatura indígenas.
Cerca de 40 participantes, entre coordenadores, diretores e servidores que exercem outras funções educativas, acompanharam a palestra, que foi dividida em dois momentos. Primeiro, houve uma dinâmica de reconhecimento ao trabalho em grupo e a origem de cada um. Depois, houve um diálogo sobre as dúvidas em relação às abordagens do tema povos indígenas nas escolas, buscando quebrar preconceitos e desmistificar alguns paradigmas da educação colonial para uma abordagem mais sustentável.
A coordenadora da Escola de Educação Ambiental, Letícia Corrêa, explicou que a palestra foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o tema, que é obrigatório nas escolas de Ensino Fundamental e Médio desde 2008, quando a Lei 11.645 foi sancionada. Ela também afirmou que o tema vai voltar a ser ministrado em palestras futuras.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom-PMVG/Foto: Secom PMVG