Falta de água em Valparaíso de Goiás gera reclamações e Saneago anuncia melhorias no abastecimento
Interligação com o Sistema Corumbá proporcionará mais água tratada para o município
Uma manutenção emergencial de uma adutora de Valparaíso de Goiás, realizada pela Saneago na última quinta-feira (14), deixou vários bairros da cidade sem abastecimento de água. Segundo comunicado da companhia, os serviços seriam concluídos às 19 horas e a normalização do sistema ocorreria, gradualmente, ao longo da noite. No entanto, até esta segunda-feira (18), muitos moradores ainda reclamavam da falta d’água em suas casas.
A Assessoria de Imprensa da Saneago respondeu à reportagem do Alô Valparaíso sobre a situação e informou que está providenciando a interligação do atual sistema de abastecimento no Sistema Produtor Corumbá, que deve duplicar a produção de água tratada para atender os moradores do município. “Até a próxima quinta-feira (21), a interligação estará concluída, proporcionando segurança hídrica para o município”, afirmou a nota.
A companhia esclareceu ainda que ocorreram períodos de instabilidade no abastecimento, mas que atualmente a captação de água para abastecer Valparaíso é realizada no Córrego Saia Velha e complementada com poços tubulares profundos, produzindo em média 421 litros de água por segundo. Com a interligação ao Sistema Corumbá, serão disponibilizados mais 500 litros por segundo para a população.
A Saneago orientou também a população para fazer o uso consciente das suas reservas nas caixas d’água, especialmente neste período de estiagem. O Sistema Corumbá foi projetado para reforçar e ampliar o abastecimento de água tratada nos municípios goianos de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama, além da região sul do DF, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas.
Íntegra
Leia a íntegra da nota enviada pela Saneago:
Esclarecemos que ocorreram períodos de instabilidade no abastecimento, mas estamos providenciando a interligação do atual sistema de abastecimento no Sistema Produtor Corumbá. Até a próxima quinta-feira (21), a interligação estará concluída, duplicando a produção de água tratada para atender os moradores do município de Valparaíso.
Atualmente, a captação de água para abastecer Valparaíso é realizada no Córrego Saia Velha e complementada com poços tubulares profundos, produzindo em média 421 litros de água por segundo. Com a interligação ao Sistema Corumbá, serão disponibilizados mais 500 litros por segundo para a população, proporcionando segurança hídrica para o município.
De qualquer forma, o período de estiagem demanda cautela quanto ao aumento de consumo de água tratada. Por isso, a Saneago orienta a população para fazer o uso consciente das suas reservas nas caixas d´água.
O Sistema Corumbá foi projetado para reforçar e ampliar o abastecimento de água tratada nos municípios goianos de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama, além da região sul do Distrito Federal, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas.
Saiba Mais:
Alô Valparaíso/* Fotos: Saneago