Festa do Divino Pai Eterno registra passagem de quase 3 milhões de fiéis em dez dias, diz Prefeitura de Trindade
Administração municipal também contabilizou média de R$ 45 milhões movimentados durante o evento.
A Festa do Divino Pai Eterno recebeu 2,972 milhões de fiéis durante os dez dias de evento, segundo a Prefeitura de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. A expectativa inicial dos organizadores era de receber até 5 milhões de pessoas entre os dias 24 de junho e 3 de julho. Ainda assim, avaliaram o número como positivo.
“Nossas expectativas foram superadas. As pessoas vieram, rezaram, cantaram com entusiasmo e mataram a saudade que estavam da Romaria do Divino Pai Eterno”, disse o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, o padre João Paulo Santos.
O evento terminou no domingo (3), com uma procissão pela cidade e uma missa campal. Segundo o padre, nos próximos dias, a equipe responsável já começa a organizar o evento do ano seguinte.
Prefeito da cidade, Marden Júnior (Patriota) disse que, apesar de a preparação ter sido feita para um público maior, o número alcançado é alto se considerada a situação econômica e social atual.
“Trindade recebeu milhões de devotos, conseguiu cumprir a sua missão. Conseguimos passar pelas dificuldades e realizar uma romaria com [muito] valor. Foram quase 3 milhões de fiéis nesses dez dias, sendo o movimento mais intenso aos finais de semana”, avaliou o prefeito.
Também segundo Marden, foram movimentados cerca de R$ 45 milhões na cidade durante os dez dias de evento – com hospedagem, alimentação, comércio, entre outros serviços.
O prefeito também divulgou que, apesar de ser um evento com milhares de pessoas durante a pandemia da Covid-19, os responsáveis pela saúde municipal não registraram aumento na média de casos da doença.
A administração municipal registrou que realizou 1,6 mil testes de Covid-19 durante a Festa do Divino. De todos os exames, 28% foram positivos para doença – uma média próxima à registrada antes do evento, segundo o prefeito.
De acordo com as forças de segurança públicas, foram registradas 104 ocorrências durante o evento, sendo que a maioria foi de furto. A delegada Silvana Nunes observou que não houve nenhum assalto e nenhum homicídio que pudessem estar relacionados à Festa do Divino.
Também de acordo com ela, os romeiros ou moradores que foram alvos de algum furto, podem verificar se tiveram os pertences recuperados na Central de Flagrantes de Trindade. Segundo a delegada, é lá que ficam os objetos recuperados pela Polícia Militar em caso de prisão dos autores dos crimes.
*Da redação Alô/ Com informações de G1