FIFA anuncia novo Mundial de Clubes para 2025 com 32 times nos EUA
Torneio será ao estilo Copa do Mundo, disputado de quatro em quatro anos; Palmeiras e Flamengo já têm vaga
A FIFA anunciou nesta sexta-feira (23) a criação de um novo Mundial de Clubes, que terá início em 2025 nos Estados Unidos. O torneio contará com a participação de 32 clubes e será disputado a cada quatro anos, assim como a Copa do Mundo.
A escolha pelos Estados Unidos se deu por conta da infraestrutura dos estádios e da capacidade do país para atender às necessidades dos times e do turismo.
A estreia está prevista para acontecer entre junho e julho de 2025, com a participação de clubes campeões continentais entre 2021 e 2024. No caso da América do Sul, a CONMEBOL terá seis vagas garantidas, com Flamengo e Palmeiras, campeões da Libertadores em 2022 e 2021, respectivamente, já assegurados.
As outras vagas serão divididas desta forma: um time do país-sede, quatro da África, quatro da Ásia, um da Oceania e 12 da Europa.
O novo torneio, no entanto, não substituirá a competição anual que tem como atual campeão o Real Madrid. O regulamento atual será mantido em 2023, com sete clubes na disputa, um deles convidado do país-sede.
A mudança no formato acontecerá em 2024, quando o representante da CONMEBOL jogará uma partida a mais para chegar na final e o time europeu já espera pelo adversário na decisão.
Ao invés de ter sete clubes, o novo Mundial de Clubes, na versão anual, terá um duelo entre o campeão da Libertadores e o campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, além de um triangular entre os campeões da Liga dos Campeões da Ásia, África e da Oceania. Os vencedores destas chaves farão uma outra partida para definir quem enfrentará o vencedor do duelo entre América do Sul e América Central na decisão da competição.
O novo Mundial de Clubes não irá substituir o formato atual, que existe desde 2005 e tem o Real Madrid como atual campeão. A edição deste ano será disputada entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita, e terá a presença do Manchester City de Haaland, entre outros times. O formato atual continuará em vigor até 2023.
Alô Valparaíso