Flamengo contesta sorteio da Copa do Brasil no STJD para decidir em casa duelo
O time foi sorteado para jogar a volta no Rio, mas o Fluminense já mandaria o segundo jogo em casa, o mando de campo do Rubro-Negro foi invertido
O Flamengo ingressou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) na noite desta terça-feira (19) com uma ação solicitando uma liminar para que seja reconhecido ao clube, o direito ao mando de campo na partida de volta nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR em Curitiba.
Após os sorteios dos confrontos, o Flamengo destaca que o clube estava como mandante na partida de volta. A transmissão foi para o intervalo e, no retorno, houve uma inversão da tabela e, segundo o Rubro-Negro, ocorreu de maneira “indevida” e sem qualquer explicação ou previsão no Regulamente Específico da Competição (REC) ou no Regulamento Geral de Competições (RGC).
Logo após o sorteio, o diretor de relações externas do clube, Cacau Cotta, falou sobre a sua insatisfação com o episódio, ressaltando que a inversão de mando não consta no regulamento da competição.
Inicialmente, o Flamengo foi sorteado para jogar a partida de volta em casa, contra o Athletico. Porém, como o Fluminense deve jogar na mesma semana na cidade pela competição, o mando do clube da Gávea foi invertido. Em nota, o dirigente Rubro-Negro afirma que isso “causará inegável e irremediável prejuízo desportivo ao ora requerente’.
A CBF emitiu nota oficial em seu site depois da realização do sorteio, informando que “como procedimento padrão, após a definição dos duelos, os times da mesma cidade foram reunidos no chaveamento para que houvesse uma alternância na ordem de quem mandaria os jogos em casa e fora”. A entidade relembra que “o mesmo cenário já se repetiu no sorteio das oitavas de final, quando a posição do Flamengo no confronto com o Atlético-MG foi trocada”.
Alô Valparaíso/*Com as informações da TNT Sports/ Foto: Fernando Souza/CBF