freelas.town promove o voluntariado pro bono gratuitamente
Com menos de um ano de vida, a freelas.town conecta pessoas a projetos e gera oportunidades de voluntariado pro bono para que os profissionais possam contribuir para as causas das OSCs com o que tem de melhor: seu conhecimento e especialização. A plataforma, que também conecta freelancers com oportunidades de trabalho remunerado em empresas privadas, não cobra taxa de assinatura
A freelas.town é um espaço para divulgação de projetos, tanto de voluntariado quanto remunerados, para milhares de profissionais em todo o Brasil.
Inscritos na plataforma não pagam nenhuma taxa de assinatura e os projetos de voluntariado são totalmente gratuitos para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Além de trazer a satisfação pessoal por contribuir para causas nobres, o trabalho voluntário adiciona experiência ao currículo profissional do freelancer e alavanca sua reputação na plataforma. Os voluntários conseguem comprovar suas contribuições através de certificados emitidos a cada finalização de um projeto.
Mesmo quando se tratam de projetos remunerados, não existe cobrança de taxa de assinatura e os usuários têm acesso gratuito a todas as funcionalidades da plataforma. Para este tipo de projeto, a remuneração da plataforma só acontece quando o projeto é finalizado com sucesso, através de uma taxa de intermediação de 12%.
Sem experiência sem oportunidade
Em uma pesquisa feita pela empresa de gestão de recursos humanos Mindsight, pelo menos 25% dos jovens brasileiros, de 15 a 29 anos, fazem parte da “geração nem-nem”, que nem trabalham, e nem estudam.
No Brasil o total de trabalhadores desempregados há mais de 2 anos chegou a quase 3 milhões no final do segundo trimestre de 2022, ou seja, cerca de 30% do total de desempregados no país, estimado em 10.080 milhões de pessoas.
Alexandra Araújo, uma das fundadoras da plataforma, mora em São Paulo e, assim como seus sócios, acredita na comunidade “Nossa plataforma promove uma parceria verdadeira entre profissionais e empresas de todo o Brasil garantindo a segurança nas transações e estimulando as negociações, a transparência e a agilidade. Nosso propósito é conectar pessoas e democratizar o acesso aos talentos. Acreditamos que o mundo mudou tanto que agora precisa de novas perspectivas, diferentes dos modelos tradicionais, para as relações de trabalho. Atualmente os profissionais querem ter mais flexibilidade e mobilidade, além da possibilidade de trabalhar em projetos com propósitos com os quais se identifiquem.”
Luiz Henrique do Distrito Federal é especialista em negócios e trabalha com a plataforma desde o início. Ele afirma que diante da concorrência, o diferencial da freelas.town é o suporte dado ao usuário ao longo do processo. “Durante a criação da nossa plataforma, pesquisamos o mercado e vimos que existem reclamações quanto às demais plataformas relacionadas a dificuldade de conseguir suporte em caso de problema no processo de entrega do projeto. A freelas.town já nasceu com a premissa de garantir que o cliente só libera o pagamento depois que receber um serviço satisfatório e que o freelancer sempre irá receber o pagamento combinado. Além disso, para projetos voluntários temos a entrega de certificados. Cobramos uma taxa de intermediação que chega a ser 1/3 das demais plataformas, com funcionalidades até mais completas e abrangentes.” Finaliza Luiz.
A plataforma já promoveu mais de 300 oportunidades de voluntariado, o que gerou um impacto positivo sobre mais de 400 mil pessoas.
Giovanna Marques faz parte do Instituto Integridade do Distrito Federal e se declara muito satisfeita na utilização da plataforma. “Os resultados obtidos através da plataforma foram excelentes. Através dela conheci um ótimo profissional que contribuiu muito para o nosso projeto, gerando resultados extremamente positivos para a instituição. Neste caso, tivemos um grande crescimento no alcance e engajamento das nossas redes sociais, o que resultou na atração de novos doadores”. E completa: “Obrigada freelas.town por possibilitar a conexão com profissionais qualificados, de maneira simples e prática!”.
A plataforma já possui mais de 2000 profissionais cadastrados em todo o Brasil e está gerando oportunidades de conexão entre freelancers e projetos, tanto para trabalho voluntário quanto para geração de renda.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Assessoria de Imprensa/Foto: Canva