Garoto de seis anos morre após picada de escorpião em Morrinhos
Lorenzo Ferreira de Almeida foi picado pelo animal enquanto estava em casa
Lorenzo Ferreira de Almeida, de apenas seis anos, morreu nesta segunda-feira (5/6), após ser picado por um escorpião em sua casa, no município de Morrinhos, em Goiás. O caso ocorreu no sábado (3/6), quando o garoto foi atacado pelo animal e levado ao Hospital Municipal de Morrinhos, onde recebeu o antídoto para o veneno de escorpião. Porém, a medicação não foi suficiente e Lorenzo precisou ser transferido para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. Mesmo alocado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o menino não resistiu e acabou falecendo.
Homenagem da mãe
Por meio de seu perfil no Instagram, Bruna Cristynna, mãe de Lorenzo, postou fotos e mensagens homenageando o filho. “Olha, filho, quantas pessoas vão sentir sua falta… Você é um guerreiro! Agora você é a estrelinha mais linda do céu. Você é perfeito demais para estar nesse mundo. Por isso Deus te chamou para perto Dele”, escreveu Bruna.
Risco de acidentes com escorpiões
O caso de Lorenzo não é isolado e demonstra a importância de alertas sobre o risco de acidentes com escorpiões, especialmente no período de chuvas, quando o aumento da umidade em locais quentes e secos faz com que os animais saiam de seus esconderijos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país registrou, em 2020, 156.841 casos de acidentes com escorpiões, sendo que São Paulo lidera a lista com 26,4% desses casos.
Prevenção e cuidados
Para evitar acidentes com escorpiões, é importante manter a limpeza do ambiente, especialmente em áreas escondidas, como atrás de móveis e em entulhos. Também é recomendado utilizar telas nas portas e janelas, vedar rachaduras e buracos em paredes e muros, além de utilizar repelentes. Em caso de picada, é fundamental procurar atendimento médico imediato.
Alô Valparaíso