Goiás conquista primeiro lugar em transparência contábil e fiscal no Brasil, com nota A
Dados do Ministério da Fazenda comprovam que gestão estadual mantém nota A na qualidade da informação contábil e fiscal. Em quatro anos, Goiás subiu do 19º para o 1º lugar
O Governo de Goiás foi classificado em primeiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda. O estado obteve a nota A, com 99,5% de acertos nas verificações. Esta é a segunda vez consecutiva que Goiás alcança a liderança nesse ranking.
O levantamento avalia a transparência contábil e fiscal dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde 2019, Goiás subiu 18 posições no ranking e, em relação à edição de 2022, conquistou mais quatro colocações.
O percentual de acertos alcançado pelo governo goiano foi o maior entre todos os estados avaliados. A STN verifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações prestadas pelos entes federativos ao Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
O governador Ronaldo Caiado destaca que a liderança do estado no ranking é resultado do compromisso da gestão com a transparência em todas as frentes. Caiado ressalta o respeito ao dinheiro público e afirma que a administração continuará avançando nesse sentido.
A secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, atribui a conquista do primeiro lugar ao trabalho do governador Caiado, que prioriza a responsabilidade fiscal e a transparência das informações contábeis. Segundo ela, a gestão busca sempre atender às necessidades da sociedade goiana, fundamentada em informações transparentes e de qualidade.
O ranking tem como objetivo promover a transparência e aprimorar a qualidade das informações enviadas pelos estados e municípios ao Siconfi. Desde a primeira edição, em 2020, Goiás vem subindo de posição e melhorando sua pontuação. No último levantamento divulgado, o estado ocupou a quinta colocação, com 96,4% de acertos.
Para Ricardo Rezende, superintendente Central de Contabilidade e contador-Geral do Estado, a conquista do primeiro lugar no ranking é resultado do trabalho do Serviço de Contabilidade de Goiás. Ele destaca a dedicação dos mais de cem contadores que buscam fornecer informações fidedignas, além da implantação de procedimentos contábeis patrimoniais e a busca constante pela transparência contábil e fiscal. Rezende ressalta ainda o apoio integral do governador e da secretária da Economia nesse processo.
O ranking completo pode ser acessado em [https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/ranking_estados]. A liderança de Goiás na transparência contábil e fiscal do Brasil reforça a importância da prestação de contas e da responsabilidade no uso dos recursos públicos por parte dos governos estaduais.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secretaria da Economia-GO/Foto: Lucas Diener