Goiás registra mais de 3 milhões de raios em três meses e lidera ranking nacional
Estado é campeão de descargas elétricas no Brasil, com média de 35 mil raios por dia. Niquelândia, Mineiros e Rio Verde lideram o ranking de municípios mais atingidos.
Um estudo realizado pela Equatorial Energia e Climatempo revelou que Goiás registrou mais de 3 milhões de raios entre janeiro e março deste ano, o que coloca o estado no topo do ranking nacional de descargas elétricas. A média é de 35 mil raios por dia, um número preocupante que exige medidas de precaução por parte da população.
Municípios mais atingidos
Os municípios de Niquelândia (110.187), Mineiros (103.932), Rio Verde (93.735), Jataí (84.737) e Serranópolis (79.898) lideram o ranking de cidades com maior incidência de raios no estado.
Brasil: líder mundial em descargas elétricas
O Brasil é o país com o maior número de descargas elétricas no mundo, com uma média anual de 78 milhões de raios. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), essas descargas causam cerca de R$ 1 bilhão em perdas patrimoniais por ano, além de resultar em um triste saldo de mortes e feridos.
Dados alarmantes
Em média, 110 pessoas morrem e mais de 200 ficam feridas por raios no Brasil a cada ano. O Elat indica que 26% das mortes ocorrem em áreas rurais, 21% dentro de casa e 9% na água. É importante estar atento aos perigos dos raios e tomar medidas de precaução para evitar acidentes.
Equatorial investe em tecnologia para reduzir impacto de raios
A Equatorial Goiás, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado, investe em um sistema de monitoramento de raios que permite identificar áreas de risco e mobilizar equipes para reduzir o tempo de resposta em caso de interrupções no fornecimento de energia.
Como se proteger de raios
- Evite ficar ao ar livre durante tempestades.
- Se estiver em área aberta, procure abrigo em local seguro, como um prédio ou carro.
- Não se abrigue embaixo de árvores ou estruturas metálicas.
- Afaste-se de cursos d’água e de áreas alagadas.
- Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada.
- Evite usar telefone com fio durante a tempestade.
Calculando a distância do raio
É possível calcular a distância aproximada de um raio contando o tempo entre o momento em que se vê o clarão e o momento em que se escuta o trovão. Divida esse tempo por três e o resultado será a distância em quilômetros.
Alô Valparaíso/* Com as informações d