Goiás será piloto para sistema de fila única de cirurgias eletivas
Parceria foi firmada em reunião dos gestores da Secretaria de Estado da Saúde com representantes do Ministério da Saúde (MS). Tecnologia que unificou espera em Goiás vai ser replicada em todo o Brasil
Goiás foi escolhido pelo Ministério da Saúde (MS) para ser projeto piloto na recém-criada Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma nacional de troca de informações em saúde. O acordo foi firmado pela secretária de Informação e Saúde Digital do MS, Ana Estela Haddad, durante encontro com o secretário de Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, em Goiânia.
Com a parceria, o sistema fila única para a realização de cirurgias eletivas em Goiás vai ser adotado em escala nacional. Com o uso do Regnet Filas, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi possível a identificação e definição dos pacientes distribuídos nos 246 municípios goianos, de forma simples e eficiente, em parceria com os municípios, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Sistema de fila única
Esse sistema fará parte da RNDS e está sendo avaliado, na parceria do MS com a SES, tanto o uso da ferramenta como o modelo adotado por Goiás para a organização das filas de cirurgias eletivas, a fim de que seja replicado nos demais estados.
“A RNDS é um programa fantástico, de avanço na transparência, gestão e melhor aproveitamento dos recursos públicos e com essa parceria, Goiás tem a oportunidade de contribuir para a melhoria das condições de saúde dos cidadãos em todos os municípios brasileiros”, destaca o titular da pasta.
Financiamento
A reunião também possibilitou a troca de experiências relacionadas às inovações bem-sucedidas desenvolvidas pela SES e as políticas prioritárias em saúde digital, efetivadas pelo MS. Na oportunidade, Ana Estela Haddad também anunciou a possibilidade da Secretaria ser contemplada com uma linha de financiamento pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e com o custeio da Secretaria de Informação e Saúde Digital do MS.
A superintendente de Tecnologia e Inovação da SES-GO, Luiselena Luna Esmeraldo, fez uma exposição sobre o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) e as várias ferramentas de saúde digitais desenvolvidas pela SES, entre as quais o Projeto Inteligência Artificial contra a Mortalidade Infantil (Caren) e o Imuniza Goiás, o que despertou interesse do MS.
Ana Estela Haddad destacou que espera fortalecer a transformação digital de Goiás em articulação com as principais linhas de apoio, cooperação técnica e financiamento do MS na área de informação e saúde digital.
Alô Valparaíso/* Com as informações da SES-GO/Foto: Iron Braz