GoiásFomento marca presença na COP30
Presidente da instituição financeira, Rivael Aguiar, será integrante de painel sobre inovação e mudanças climáticas e apresentará caso goiano de sucesso
A GoiásFomento marcará presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). O presidente da instituição financeira, Rivael Aguiar, participará do painel Pequenos Negócios, Grande Impacto nas Políticas Públicas (Small Business, Big Policy Impact), nesta segunda-feira (17/11), às 16 horas, no Espaço Sebrae.
Na ocasião, serão discutidos mecanismos financeiros inovadores para ampliar o acesso de pequenos negócios a recursos voltados à transição climática, considerando barreiras de crédito e exigências de garantias tradicionais.
Os painelistas abordarão o acesso ao crédito por micro e pequenas empresas, as principais dificuldades enfrentadas nesse segmento e as soluções concretas que as agências de fomento estão adotando para torná-lo mais inclusivo.
Outro tema em debate será o compromisso concreto que deveria ser assumido na COP30 para garantir o protagonismo dos pequenos negócios nas políticas climáticas.
Caso goiano

Durante o evento, Rivael Aguiar vai apresentar o caso de sucesso da empresa goiana Anexo Energia, cliente da GoiásFomento. Por meio da linha de crédito Inovacred/Finep, a empresa desenvolveu um gerador de baixa potência, uma solução prática para alimentar cômodos residenciais utilizando gás encanado ou sistemas de biogás.
Outro destaque da empresa goiana inclui uma tecnologia que aumenta o desempenho de painéis fotovoltaicos. Com isso, a Anexo Energia conquistou o Prêmio Finep de Inovação 2025, na categoria Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Segurança Energéticas, na etapa Centro-Oeste do certame.
Considerado o “Oscar da Inovação Brasileira”, o prêmio é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A tecnologia premiada consiste em uma película fotoluminescente com terras raras, que aumenta a eficiência energética dos painéis fotovoltaicos produzidos pela Anexo Energia, liderada pelo empresário Wister Alves.
“O sucesso desse cliente é o sucesso da GoiásFomento, que apoia a inovação tecnológica e busca alternativas ao modelo energético atual, garantindo acesso ao crédito para micro, pequenos e médios empreendedores de Goiás”, afirmou Rivael.
Agora, a empresa goiana concorrerá ao prêmio nacional em sua categoria, cujo resultado será divulgado em 8 de dezembro, em Brasília.

Alô Valparaíso/* Com as informações da GoiásFomento | Foto: GoiásFomento


