Golpe no tráfico: forças de segurança apreendem 36 toneladas de drogas
Entorpecente foi retirado de circulação ao longo de 2022 pelas forças de segurança de Goiás. Apreensões têm impacto em outros crimes decorrentes do tráfico, como homicídio
Ao longo de 2022, as forças de segurança de Goiás apreenderam 36 toneladas de drogas em todo o estado. O trabalho foi executado pelas diversas unidades operacionais das Polícias Civil e Militar, que também apreenderam mais de 5 mil armas e efetuaram 26 mil prisões em flagrante no período.
“Hoje nossa polícia dá resultado e não podemos em momento algum diminuir a intensidade. A pulverização dos crimes tem uma origem só: o narcotráfico”, afirma o governador Ronaldo Caiado.
Uma das maiores apreensões foi realizada durante patrulhamento na BR-364, entre os municípios de Jataí e Mineiros, no sudoeste goiano, no mês de abril. Em dois veículos abordados, policiais militares encontraram aproximadamente uma tonelada de maconha oriunda do Mato Grosso. Três suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia.
“Esse é o resultado da comunicação eficiente entre as forças policiais estaduais e federais, com um trabalho de inteligência. Estamos de olho no narcotraficante, o que tem resultado em apreensões grandes, são toneladas e toneladas”, complementa o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum.
Além de impactar diretamente no consumo e no tráfico de drogas, a ação da polícia tem reflexo também em outros crimes, já que o comércio ilegal de entorpecente está na raiz de modalidades criminosas como homicídio, principalmente o tipo “acerto de contas”.
Combate à criminalidade
Conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (25/01) pela Secretaria de Segurança Pública, o combate à criminalidade resultou, em 2022, no cumprimento de 5.475 mandados de prisão, 1,2 milhão de pessoas abordadas, 902 mil veículos abordados, 4 mil veículos recuperados e 250 quadrilhas desarticuladas.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás /Foto: Edinan Ferreira