Google anuncia celular dobrável e avanços em inteligência artificial durante o evento Google I/O 2023
Durante o evento Google I/O 2023, nos EUA, a gigante das buscas ainda disse que está liberando o robô Bard em 180 países
Durante o tradicional evento Google I/O 2023, o Google anunciou diversas inovações que serão lançadas em seus produtos até o final do ano. O grande destaque ficou por conta do Pixel Fold, seu primeiro celular dobrável, que chega para concorrer com o Galaxy Z Fold 4, da Samsung.
O Pixel Fold tem uma tela externa de 5,8 polegadas e interna que avança para 7,6 polegadas no modo tablet. Ele apresenta uma câmera principal de 48 megapixels de resolução, uma ultrawide de 10,8 megapixels e uma teleobjetiva também de 10,8 megapixels. Além disso, tem outras duas câmeras frontais, uma na tela externa e outra na interna, de 9,5 megapixels e 8 megapixels, respectivamente. O aparelho estará disponível por US$ 1.799 (R$ 8.907).
Outra novidade anunciada durante o evento foi o Bard, robô conversador (chatbot) que usa inteligência artificial para concorrer com o popular ChatGPT, da OpenAI. Agora, o Bard estará disponível em 180 países e terá suporte para 40 idiomas, sendo mais completo como o GPT-4. O usuário poderá utilizar imagens e códigos e programar com ele.
O Gmail também ganhará uma nova função em inteligência artificial: o “Help me write” (“Ajude-me a escrever”) estará disponível no serviço Workspace da empresa. Com um modelo generativo mais poderoso, a ferramenta ajudará o usuário a escrever um e-mail. Basta o usuário dar um comando como “escrever um e-mail solicitando mais informações sobre o documento recebido” e a ferramenta começa a redigir.
O Google Maps também recebeu novidades em IA. Com a ferramenta “Visão Imersiva”, será possível ter mais detalhes do percurso, como tráfego, clima na região e qualidade do ar. Inicialmente, o “Visão Imersiva” funcionará com 15 cidades até o final deste ano, permitindo que o usuário vivencie virtualmente como se estivesse lá.
Sundar Pichai, presidente-executivo da Alphabet (dona do Google), afirmou que estão “reimaginando todos os nossos principais produtos, incluindo pesquisa”. Com essas inovações, o Google se prepara para competir com seus rivais, especialmente Microsoft (Bing) e a OpenAI (ChatGPT), que saíram na frente com essa tecnologia.
Alô Valparaíso/* Com as informações do g1