Google começa grande “limpa”: contas inativas serão excluídas em breve
A partir de dezembro, usuários que não realizam atividades na plataforma há dois anos ou mais terão suas contas do Google excluídas, incluindo todo o conteúdo armazenado nos aplicativos Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda, Youtube e Google Fotos. Entenda a medida e saiba como evitar a exclusão
O Google anunciou nesta terça-feira (16/5) que estará excluindo contas de usuários que não utilizam nenhum dos seus serviços por dois anos ou mais. Essa ação será iniciada em dezembro deste ano e terá efeito global, incluindo não apenas as contas em si, mas também todo o conteúdo armazenado nos aplicativos do Google, como Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda, Youtube e Google Fotos.
De acordo com o Google, esta nova política de exclusão é uma medida para melhorar a segurança dos usuários, já que contas abandonadas geralmente “não possuem autenticação de dois fatores configurada e podem ter tido suas senhas antigas comprometidas” com vazamento de dados. As contas inativas também têm 10 vezes menos probabilidade de configurar a verificação em duas etapas, o que as torna vulneráveis a roubo de identidade, spam, entre outros riscos.
A exclusão começará em dezembro com um processo gradativo, dando prioridade às contas que nunca foram usadas. Antes da exclusão, o Google enviará notificações através do e-mail da conta ou por meio do endereço eletrônico de recuperação. O limpa será focado em contas pessoais do Google, afetando apenas as pessoas físicas e não organizações como escolas e empresas.
Para evitar a exclusão, o Google sugere que os usuários realizem atividades simples, como ler ou enviar um e-mail pelo Gmail, usar o Google Drive, assistir a um vídeo no Youtube, baixar um aplicativo na Google Play Store, usar a Busca do Google ou usar a opção Login com o Google ao fazer login em aplicativos de terceiros. Aqueles que têm uma assinatura ativa de qualquer serviço do Google permanecerão com as suas contas ativas.
A exclusão de contas inativas no Google pode ser uma oportunidade para que os usuários façam uma limpeza em suas contas e armazenamento na nuvem, garantindo a segurança das suas informações e evitando o acúmulo de dados desnecessários. A nova política também reforça a importância de utilizar a autenticação de dois fatores para proteger as contas de possíveis violações de segurança. A política de exclusão é direcionada apenas para contas do Google de pessoas físicas; acessos de organizações como escolas ou empresas não serão afetados.
Alô Valparaíso