Grupo Pereira promove orientação nutricional em suas lojas
Mais de 80 profissionais de nutrição participam do projeto. No primeiro semestre de 2023, foram realizadas 3.116 orientações
O Grupo Pereira realiza, desde janeiro deste ano, uma agenda fixa mensal de orientação nutricional, com o objetivo de conscientizar e auxiliar clientes e colaboradores a repensar seus hábitos alimentares e a fazer escolhas mais saudáveis. A iniciativa faz parte do compromisso da companhia com o bem-estar de seus clientes e funcionários, premissa que faz parte do propósito de “ser um bom lugar para passar a vida, nos transformando e as pessoas e o ambiente ao nosso redor”.
Desde o início do ano, mais de 80 nutricionistas participaram do projeto, que já acumulou 3.116 orientações. A ação acontece nas bandeiras Supermercado Comper e Fort Atacadista, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Os atendimentos acontecem às últimas quintas-feiras de cada mês em MT, MS e RS, e nas últimas quartas-feiras do mês, nos DF, SC e SP.
Como funciona?
O processo de orientação nutricional começa com uma triagem detalhada, incluindo a avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), consumo de água, preferência por alimentos ultraprocessados ou naturais, ingestão de açúcar e outros fatores nutricionais relevantes. Com base nos resultados desta avaliação, os profissionais de nutrição oferecem orientações personalizadas.
As sessões são realizadas levando em consideração as necessidades específicas. Além disso, os participantes também são apresentados aos produtos e facilidades disponíveis nas unidades do Grupo Pereira, para auxiliar no desenvolvimento de uma alimentação mais saudável.
De acordo com a nutricionista do Fort Atacadista, Anne Felix dos Santos, que atua na unidade Sol Nascente no Distrito Federal, a mudança de hábitos alimentares é fundamental em nossa sociedade, considerando a alta prevalência de casos de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, que inclui problemas cardiovasculares, diabetes e câncer. “Com a iniciativa do Grupo Pereira de abordar este assunto com os clientes e colaboradores, conseguimos capacitar, mesmo que minimamente, as pessoas para refletirem sobre suas escolhas alimentares, e conscientizar sobre o impacto da frequência do consumo de determinados alimentos no cotidiano” , explica.
A crescente ingestão de alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar está diretamente associada ao desenvolvimento dessas doenças, e são amplamente consumidos pela população. Segundo a nutricionista, durante a ação, que tem uma boa adesão do público, as orientações ressaltam, dentre outros pontos, a importância de ler os rótulos na hora das compras. “É fundamental criar este hábito para saber o que estamos colocando para dentro do nosso corpo. Determinados alimentos podem comprometer a quantidade de calorias e de sódio de um dia todo”. Para encerrar, a especialista dá uma dica: “Quanto mais descascar e menos desembalar os alimentos, melhor”, reforça a Nutri.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Assessoria de Imprensa/Foto: Divulgação