Grupo que mandava remédios ‘tarja preta’ sem receita para os EUA é alvo de operação
Suposto líder da organização criminosa foi preso em Orlando, na Flórida, e deve ser deportado ao Brasil
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a operação Tarja Preta, que mira o tráfico internacional de medicamentos. Segundo a investigação, o grupo enviava remédios “tarja preta” para os Estados Unidos sem a exigência de prescrição médica. O suposto líder da organização criminosa foi preso em Orlando, na Flórida, por oficiais do governo dos Estados Unidos e deverá ser deportado ao Brasil.
Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em endereços residenciais e comerciais localizados no município de Rio das Ostras (RJ), envolvendo quatro pessoas físicas e duas pessoas jurídicas.
De acordo com a PF, as investigações começaram em 2023 e identificaram envio de medicamentos como Zolpidem, Alprazolam, Clonazepam, Pregabalina e Ritalina, sem prescrição médica. As encomendas foram interceptadas pela PF e pelo U.S. Customs and Border Protection (CBP), em cooperação com a Drug Enforcement Administration (DEA).
Segundo a investigação, o grupo é uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas entre fornecedores (farmácias), intermediários e receptadores. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e tráfico internacional de drogas.
Alô Valparaíso/* Com as informações do R7 | Foto: PF/ reprodução


