Hoje é Dia do Feirante, uma das atividades mais antigas do mundo
Dia do feirante é comemorado neste 25 de agosto
A profissão de feirante é uma das mais antigas do mundo. Os historiadores estimam que há mais de 5 mil anos as trocas comerciais entre as pessoas começaram a ser feitas em locais específicos das comunidades.
Atualmente, no Brasil, são considerados feirantes pela lei aqueles que vendem mercadorias nas vias públicas, em pontos fixos, com permissão governamental. Para isso, utilizam bancas, quiosques e barracas para expor os produtos aos possíveis compradores.
Marlúcia Nunes Marques vende confecções na Feira de Samambaia, no Distrito Federal, há 28 anos. Para ela, a melhor parte de trabalhar como feirante é o contato próximo com a população em um ambiente familiar.
Para Orlando Batista Filho, que vende eletrônicos na Feira de Taguatinga, também no DF, o Dia do Feirante deste ano é mais especial — porque marca a superação do período mais difícil da vida dele, quando teve que ficar em casa sem poder trabalhar.
E apesar de ser uma das profissões mais antigas do mundo, a atividade de feirante se transforma na medida em que novas tecnologias se desenvolvem. O feirante Vilson José de Oliveira tem 60 anos, ele garante que é preciso acompanhar essas mudanças para garantir as vendas e que todos devem estar inseridos nas novidades tecnológicas.
Atualmente, o Ministério do Trabalho e Previdência possui 621 feirantes registrados em todo o país. Por se tratar de uma atividade em que predomina a informalidade, o número real é muito maior.
O rendimento médio desses profissionais, segundo a pasta, é de aproximadamente mil quinhentos e oitenta reais por mês.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasil/ Foto: Divulgação