Homem é condenado a 12 anos de prisão por tentar matar mulher que cobrou dívida
Vítima foi esfaqueada por João Victor do Nascimento em 2022 após ter cobrado valores da compra de um veículo
O tribunal do júri do MPFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) condenou um homem por tentativa de homicídio. O motivo do crime foi a cobrança de uma dívida que João Victor do Nascimento tinha com uma mulher pela compra de um veículo.
Segundo o MP, em julho de 2022, ele atraiu a vítima para um encontro, na região da Arniqueira, com a promessa de pagar o valor devido, mas atingiu a mulher com várias facadas.
O homem fugiu, mas foi encontrado, passou por audiência de custódia e colocado em liberdade provisória por não ter antecedentes criminais. Com o autor do crime solto, a vítima abandonou a faculdade, desenvolveu pânico e depressão grave.
Para a promotora de justiça Thais Tarquinio, é preciso avaliar os direitos da vítima em todas as etapas do processo.
“O caso nos lembra que nos processos penais em crimes dolosos contra a vida há seríssimos direitos fundamentais e humanos da vítima a serem considerados, devendo a decisão na audiência de custódia e ao longo de todo o processo levar em conta os valores envolvidos”.
O júri ocorreu no dia 16 de outubro. Os jurados acolheram todas as qualificadoras apontadas pela Promotoria: motivo fútil, por conta de uma dívida; e recurso que dificultou a defesa da vítima, pois a mulher foi encontrar João e acabou sendo esfaqueada por ele.
A pena foi fixada em 12 anos de reclusão em regime inicial fechado.
Alô Valparaíso/* Com as informações do R7 | Foto: Reprodução/MPDFT


