Hospital da Mulher realiza parto de gêmeos siameses
Irmãos nasceram unidos pelo quadril e são classificados como isquiópagos, um tipo raro de gemelaridade
Em um procedimento de alta complexidade, foi realizado no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), em Goiânia, nesta terça-feira (06/01), o parto de gêmeos siameses do sexo masculino.
Marcos e Matheus nasceram unidos pela região pélvica e foram encaminhados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme protocolo médico para acompanhamento especializado.
Os recém-nascidos são classificados como isquiópagos, uma condição rara de gemelaridade em que os bebês nascem conectados pelo quadril e podem compartilhar estruturas anatômicas, o que exige cuidados intensivos desde o nascimento.
O parto foi conduzido pelos ginecologistas obstétricos Jéssica Alencar Rezende e Almiro Francisco Lopes, em um procedimento que apresenta desafios específicos devido à condição dos bebês.
“A principal dificuldade é a retirada dos recém-nascidos, já que eles estão unidos, o que exige uma incisão maior na pele e no útero. Isso aumenta o risco de sangramento e demanda uma estrutura hospitalar completa para garantir a segurança da paciente”, explica Jéssica Alencar Rezende.
Gêmeos siameses
A mãe, Raylane Siqueira de Oliveira, de 22 anos, realizou todo o pré-natal no Hemu, sem registro de intercorrências, e estava com 34 semanas de gestação. A família é do município de Canarana (MT) e se deslocou até Goiânia para receber o acompanhamento especializado. Após o parto, a paciente passa bem e foi encaminhada para a enfermaria.
Nas próximas 36 horas, os recém-nascidos deverão ser submetidos a um procedimento de colostomia, conforme a evolução clínica e avaliação das equipes médicas.
O pai dos bebês, Maycon Alex Rodrigues Araújo, acompanhou o parto e destacou a emoção do momento.
“Foi algo muito marcante. Nunca tínhamos passado por uma situação assim, mas agora é confiar e aguardar os próximos passos”, afirmou. Ele também ressaltou o acolhimento recebido pela família no hospital.
O parto foi acompanhado pelo cirurgião pediátrico Zacarias Calil, referência nacional em casos de gêmeos siameses.
Referência no cuidado integral à saúde da mulher, o Hospital Estadual da Mulher se destaca pela realização de partos de alta complexidade, reforçando o compromisso da rede pública de saúde de Goiás com uma assistência segura, qualificada e humanizada, inclusive em casos raros.

Alô Valparaíso/* Com as informações da SES-GO | Foto: Hélmiton Prateado


