Laboratórios Include: quase 2 mil vagas abertas para cursos gratuitos de robótica
Inscrições terminam no dia 27 de fevereiro. Vagas são destinadas a jovens de 12 a 20 anos de idade. São 26 laboratórios Include distribuídos em 23 municípios goianos
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Instituto Campus Party, está com vagas abertas para cursos gratuitos de robótica dos laboratórios Include.
São 1.950 vagas para jovens de 12 e 20 anos de idade matriculados em escola pública ou que possuem bolsa integral em instituição privada.
Incrições para cursos gratuitos de robótica
Os interessados podem realizar a matrícula até o dia 27 de fevereiro, pelo site do Campus Party. As aulas começam também no dia 27.
Para se candidatar a uma das vagas, é preciso morar na mesma cidade em que a unidade de laboratório escolhida está localizada. O curso é presencial, tem duração de quatro meses e é dividido em módulos.
Laboratórios Include
Goiás é o estado com maior número de laboratórios Include do país. São 26 unidades distribuídas em 23 municípios de todas as regiões.
Cada unidade tem 75 vagas para cursos de robótica, com metodologia e linguagem de software e hardware. Os laboratórios têm o objetivo de inserir jovens de comunidades carentes nos ambientes digitais, levando o conhecimento dessas novas tecnologias e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio Cesar Pereira, afirma que os laboratórios Include têm revelado talentos com altas habilidades no desenvolvimento de tecnologias.
“As primeiras turmas já resultaram em projetos sensacionais, em que os alunos criaram mecanismos com foco na solução de problemas da comunidade. O objetivo do programa é justamente este: despertar o interesse dos jovens e identificar aptidões, para formar futuros profissionais do mercado de tecnologia”.
Os laboratórios estão instalados nos municípios de:
- Alto Paraíso (no distrito de São Jorge);
- Anápolis;
- Aparecida de Goiânia;
- Aruanã;
- Caldas Novas;
- Catalão;
- Cavalcante;
- Cristalina;
- Goiânia (Jardim Novo Mundo, Setor Santos Dumont, Jardim Guanabara);
- Itumbiara;
- Jataí;
- Luziânia;
- Pirenópolis;
- Rio Verde;
- São Luís de Montes Belos;
- Trindade;
- Uruana;
- Valparaíso;
- Porangatu;
- São Miguel do Araguaia;
- Mozarlândia;
- Monte Alegre;
- Mambaí.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás/Foto: Secti