Ladrões roubam R$ 122 mil em bebidas no DF e revendem no Entorno
Operação Carga Segura II resultou na prisão de mais dois suspeitos e cumprimento de mandados de busca e apreensão
Na manhã desta terça-feira (12/9), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), realizou a segunda fase da Operação Carga Segura, que resultou na prisão de mais dois membros de um grupo especializado em roubo de cargas na capital. Além das prisões, a polícia também cumpriu 10 mandados de busca e apreensão.
As investigações tiveram início em maio deste ano, mas ganharam força após o roubo de uma carga de bebidas alcoólicas, avaliada em R$ 122 mil. O crime ocorreu na região conhecida como Polo JK, nas margens da BR-040, na divisa entre o DF e Goiás.
Segundo a polícia, os criminosos conseguiram revender a carga para distribuidoras de bebidas em Goiás, nas cidades do Entorno do Distrito Federal. Outra suspeita é que a mesma associação criminosa tenha cometido furtos de cabos de energia na região central da capital.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, resultando em duas prisões. As ordens judiciais foram cumpridas no Novo Gama, Valparaíso de Goiás e Luziânia — localidades no Entorno do DF onde os suspeitos têm residência.
Os suspeitos, com idades entre 19 e 26 anos, possuíam passagens anteriores relacionadas a crimes patrimoniais. Além disso, foi identificada a participação de um menor de idade nas atividades criminosas. Os maiores de idade podem enfrentar acusações de roubo circunstanciado, associação criminosa e corrupção de menores, o que pode resultar em penas de até 17 anos de reclusão.
Após serem submetidos a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), os presos foram encaminhados para a carceragem da PCDF. Os proprietários das distribuidoras de bebidas que compraram a carga roubada também estão sendo investigados por receptação qualificada.
Segundo a PCDF, a Operação Carga Segura II representa mais um avanço no combate ao roubo de cargas na região. Para essa ação, foram mobilizados 110 policiais. A polícia segue investigando o caso e não descarta a possibilidade de haver outros envolvidos no grupo criminoso responsável pelos roubos de cargas.
Alô Valparaíso/* Com as informações do Correio Braziliense/Foto: PCDF