Latam Airlines anuncia aquisição de até 74 aeronaves da Embraer
Acordo prevê entrega inicial de 24 jatos E195-E2 a partir de 2026 e amplia atuação do grupo na América do Sul
A Latam Airlines firmou um acordo com a Embraer para a aquisição de até 74 aeronaves modelo E195-E2, com o objetivo de expandir sua malha aérea na América do Sul. O contrato inclui 24 entregas confirmadas e outras 50 em opção de compra. As primeiras unidades devem ser entregues a partir do segundo semestre de 2026, inicialmente para a Latam Airlines Brasil, com possibilidade de distribuição para outras afiliadas do grupo. O valor estimado das 24 aeronaves confirmadas é de US$ 2,1 bilhões, conforme o preço de catálogo divulgado pela fabricante.
Este é um dos poucos pedidos realizados por uma companhia aérea nacional à Embraer nos últimos anos. O último registro de aquisição da linha E2 no Brasil foi feito pela Azul em 2018. A negociação ocorre em um contexto de atrasos persistentes nas entregas de aeronaves por parte das fabricantes Boeing e Airbus. A frota atual da Latam é composta por 362 aeronaves, sendo 283 da Airbus, 56 da Boeing e 20 cargueiros da mesma fabricante. Com a nova encomenda, a empresa estima a possibilidade de adicionar até 35 novos destinos aos 160 já operados na região, com o Brasil como principal mercado.
“Nos últimos quatro anos, o grupo LATAM tem se concentrado na expansão de sua malha aérea doméstica e regional, criando a forma mais abrangente e integrada de viajar dentro da América do Sul. A decisão do grupo LATAM é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros, aproximando comunidades e impulsionando também o desenvolvimento econômico e social”, afirma Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.
“Essa parceria estratégica com o grupo LATAM reflete a necessidade da companhia aérea em escolher a aeronave mais eficiente e adequada para complementar sua frota e apoiar seu próximo ciclo de crescimento na América do Sul. O E195-E2 permitirá que as afiliadas da LATAM conectem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto aos passageiros. Estamos extremamente orgulhosos de que o grupo LATAM tenha feito a melhor escolha para avançar na conectividade da região e para o futuro que construiremos juntos”, afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
Equipado com tecnologia de ponta, o Embraer E195-E2 combina custo competitivo por assento, maior eficiência no consumo de combustível e mais conforto aos passageiros graças à sua configuração 2-2. Movido por motores Pratt & Whitney GTF e com aerodinâmica avançada e a mais recente tecnologia fly-by-wire, a aeronave proporciona até 30% de redução no consumo de combustível por assento em comparação com modelos da geração anterior.

Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A319, A320, A320neo, A321, A321neo.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso às aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, e fornece serviços e suporte pós-venda aos clientes.
Desde sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros anualmente.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Embraer | Foto: Divulgação/Embraer


