Lojas Marisa anuncia fechamento de mais 91 unidades em 2023
As mudanças ocorrem em um contexto de endividamento da empresa. O valor está estimado em quase 600 milhões de reais
A rede varejista Lojas Marisa anunciou na terça-feira (16) que irá fechar mais 91 unidades em todo o país em 2023. O número inclui as 25 lojas que já foram encerradas de março a abril deste ano. A medida faz parte do plano de reestruturação da empresa, implantado em fevereiro deste ano, e visa aumentar a eficiência da rede, além de garantir um aumento do EBITDA estimado em R$ 62 milhões em base anuais recorrentes.
No final de março de 2023, a empresa tinha 330 lojas, mas a estratégia de reestruturação já havia resultado no fechamento de 10 unidades em dezembro de 2022. Até o fim de maio deste ano, outras 26 unidades vão fechar as portas. Acompanhando o encerramento dessas lojas deficitárias, a Marisa também planeja realizar cortes de custos e de despesas fixas.
De acordo com a empresa, o processo de renegociação de dívidas com fornecedores e proprietários de imóveis já atingiu metas expressivas, garantindo forte parceria com aproximadamente 90% dos fornecedores e 65% dos proprietários de imóveis.
Embora a empresa tenha registrado um prejuízo líquido de R$ 149 milhões no primeiro trimestre de 2023, o que representa um aumento de 64,2% em relação ao mesmo período de 2022, a receita líquida no varejo alcançou R$ 440,5 milhões, um montante 1,3% maior que o registrado no primeiro trimestre de 2022. A empresa afirma que o crescimento da receita foi impulsionado por melhores vendas em lojas físicas, mesmo considerando o fechamento de 14 lojas nos 12 meses anteriores a março de 2023.
Com a reestruturação, a Lojas Marisa busca garantir um futuro mais sustentável para a empresa, atuando de forma mais estratégica e eficiente no mercado varejista brasileiro.
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