Lojas oferecem descontos no ‘11.11’; veja que cuidados tomar em compras online
Data tem origem na China e promove descontos de até 90% nos mais diversos produtos
Nesta terça-feira (11), acontece o festival de descontos em plataformas de e-commerce e lojas, conhecido como 11.11. Na data, que tem origem na China, os comerciantes oferecem descontos de até 90% nos mais diversos produtos vendidos pela internet.
Gustavo Kloh, professor da FGV Direito Rio, alerta os consumidores a monitorarem os preços antes do evento, a fim de verificar se, efetivamente, há um desconto. “Muitas vezes não vai ter [desconto]. Às vezes, na verdade, está sendo feita ali uma prática de estimular a venda. Comprar agora, ou vai acabar, a promoção vai terminar”, diz o docente.
Alguns desses lojistas oferecem descontos em compras realizadas via Pix. Mas esta diferença de preços é permitida? Kloh explica que sim. “Ninguém é obrigado a aceitar cartão de crédito. Posso vender apenas à vista. E realmente, algum desconto no Pix não é ilegal, porque as administradoras têm uma taxa de cartão”, diz.
O professor ainda explica que, em caso de comprovação da manipulação de preços que visam enganar o consumidor, as empresas podem ser denunciadas e multadas pelo Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
Alô Valparaíso/* Com as informações do R7 | Foto: Canva


