Lula convoca reunião ministerial para ajustar imagem do governo
Após queda na popularidade, presidente do PT convoca ministros para encontro no Palácio do Planalto
Nesta segunda-feira, 18, o presidente Lula (PT) convocou uma reunião ministerial para discutir estratégias de reversão da queda de popularidade de seu governo. Com cobranças, explicações sobre declarações mal colocadas, reclamações e até mesmo choros, o encontro foi marcado por intensas discussões.
Esta foi a primeira reunião do ano com todos os ministros, exceto o titular de Relações Exteriores, Mauro Vieira, que estava em viagem. Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, fizeram uma fala inicial transmitida pelos canais oficiais do governo, onde destacaram avanços da gestão em 2023 e criticaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chamando-o de “covardão”.
Diferente das reuniões anteriores, onde cada ministro apresentava propostas, desta vez apenas Lula e sete ministros tiveram a palavra. Entre eles estavam Alexandre Padilha, Nísia Trindade, Ricardo Lewandowski, Paulo Pimenta, Cida Gonçalves e Fernando Haddad, que discutiram ações de suas pastas.
Durante o encontro, o presidente cobrou empenho dos ministros na divulgação das ações do governo, destacando questões como a epidemia de dengue no país. Em um momento de intensa emoção, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, chegou às lágrimas diante das cobranças de Lula. Além disso, o presidente reforçou seu compromisso com a igualdade salarial entre homens e mulheres, citando a lei sancionada no ano anterior.
Saiba Mais
Alô Valparaíso/* Com as informações do Terra/Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República