
Lula critica direita e diz que Congresso nunca teve ‘baixo nível como tem agora’
Fala foi registrada em evento no Rio de Janeiro, ao lado de Hugo Motta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o Congresso Nacional nesta quarta-feira (15), durante cerimônia de comemoração do Dia do Professor, no Rio de Janeiro.
Ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), Lula disse que o parlamento vive um momento de “baixo nível” por causa dos políticos de direita e afirmou que a atual legislatura representa “o pior Congresso da história”.
“O Hugo [Motta] é presidente desse Congresso. Ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema-direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior. A gente não pode ter um presidente que nega que existiu a Covid, que nega a vacina”, comentou.
Segundo Lula, soberania significa qualidade de vida para a população.
“Só vocês podem consertar esse país e quero que vocês saibam que eu estou nessa. Eu vou tentar lutar até o fim da minha vida, porque eu quero que meu neto, o neto de vocês, o bisneto de vocês tenham aquilo que eles têm direito. Quem é pai, quem é mãe, sabe que a gente não deseja riqueza para o filho. A gente sonha que o filho da gente tenha uma boa educação, uma boa formação profissional, para ele viver independente a vida inteira“, afirmou Lula.
Antes, Motta foi vaiado, e o público gritou “sem anistia” durante a sua fala.
Oposição reage
Após as declarações do presidente, o líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), repudiou a fala do petista e a classificou como irresponsável e antidemocrática, além de revelar o “autoritarismo de um governo que não tolera oposição”.
“É inconcebível que o presidente da República, em pleno exercício do cargo, ataque o Congresso Nacional e desrespeite a representação popular, chamando este de ‘o pior Congresso da história’”, afirmou Zucco.
Segundo o deputado, se há algo de “pior” no Brasil hoje, é a gestão petista, citando as fraudes nos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o aumento de impostos. Zucco reforçou ainda que a fala de Lula viola o espírito republicano e a democracia.
“Pior é um governo que persegue opositores, nomeia amigos como ministros do Supremo Tribunal Federal para blindar seus próprios interesses e desrespeita as instituições da República”, completou.
Alô Valparaíso/* Com as informações