Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha
Ex-presidente foi condenado a 27 anos de prisão pela trama golpista e cumpria pena na Superintendência da PF em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido, nesta quinta-feira (15), para o 19º Batalhão da Polícia Militar, no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha, após determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Ele estava preso desde 22 novembro do ano passado na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Bolsonaro foi condenado em setembro a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista.
A Papudinha tem uma área total de 64,83 m², sendo 54,76 m² cobertos e 10,07 m² externos. A infraestrutura inclui ambientes como cozinha — com possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos —, lavanderia, banheiro com chuveiro elétrico, sala e quarto mobiliado com armários, cama de casal e TV.
De acordo com a decisão, a transferência possibilitará ao ex-chefe do Executivo tomar “banho de sol”. Além disso, Bolsonaro poderá fazer exercícios físicos a qualquer horário do dia, inclusive com a instalação de aparelhos para fisioterapia, como esteira e bicicleta, atendendo à recomendação médica.
Serão oferecidas 5 refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
O período de visitas é mais amplo, podendo ocorrer em até três horários diferentes, durante dois dias semana, com visitas simultâneas. Elas podem ser às quartas e quintas-feiras, nos intervalos de 8h às 10h, 11h às 13h ou 14h às 16h.
Nos últimos dias, a defesa solicitou a prisão domiciliar do ex-presidente, mas o pedido foi negado por Moraes. Bolsonaro passou o Natal e o Réveillon internado em um hospital particular de Brasília para a realização de procedimentos.
Na semana passada, o ex-presidente retornou à unidade de saúde após uma queda na cela durante a madrugada.
Alô Valparaíso/* Com as informações do R7 | Foto: Rosinei Coutinho/STF


