Onda de calor eleva temperaturas em Goiás e aumenta risco de incêndio
Cidades do estado podem registrar até 40°C até sábado, segundo Cimehgo. Valparaíso de Goiás tem predomínio de sol e baixa umidade do ar.
As cidades de Goiás estão enfrentando uma onda de calor que elevou as temperaturas acima da média para esta época do ano. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os termômetros podem chegar a 40°C até sábado (26) em algumas regiões do estado.
“A onda de calor promove um ‘plus’ na temperatura deste período. Uma variação de até 5°C”, explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim.
Além do calor, a baixa umidade do ar também preocupa os moradores e as autoridades. O Cimehgo alertou para risco alto de incêndio em várias regiões do estado, principalmente nas áreas rurais e de vegetação seca.
Uma das cidades que sofre com o clima seco é Valparaíso de Goiás. A previsão é de que a cidade atinja 33°C nesta quinta-feira (24), com predomínio de sol e umidade relativa do ar variando entre 22% a 42%.
A recomendação é que os habitantes se hidratem bem, evitem exposição ao sol nos horários mais quentes, usem protetor solar e umidifiquem o ambiente. Em caso de incêndio, é importante acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Veja as previsões para algumas cidades de Goiás:
- Porangatu – até 40ºC
- Catalão – até 33ºC
- Jataí – até 35ºC
- Rio Verde – até 35ºC
- Luziânia – até 33ºC
- Anápolis – até 31ºC
- Goiânia – até 34ºC
- Itumbiara – até 34ºC
- Aragarças – até 40ºC
- Ouvidor – até 34ºC
- Três Ranchos – até 33ºC
- Cumari – até 33ºC
- Valparaíso de Goiás – até 33ºC
Alô Valparaíso/* Com as informações do g1/Foto: Arquivo/Agência Brasil