Pai salva filho engasgado com bolinha após orientação dos bombeiros
Criança de 6 anos brincava em um restaurante em Anápolis quando se engasgou com uma bolinha de borracha
Uma noite de diversão em família quase terminou em tragédia em Anápolis, a 55km de Goiânia. Uma criança de 6 anos se engasgou com uma bolinha maciça de borracha enquanto brincava em um restaurante na última sexta-feira (30). O pai conseguiu salvar o filho após receber orientações do Corpo de Bombeiros por telefone.
A bolinha era do tipo pula-pula, muito comum entre as crianças. O menino estava brincando com ela em uma hamburgueria no bairro Jundiaí, quando a engoliu acidentalmente e começou a ter dificuldade para respirar. Um dos funcionários do restaurante ligou para o 193 e pediu ajuda.
O sargento Paulo Ramalho, que atendeu a ocorrência, explicou ao pai como fazer a Manobra de Heimlich, um procedimento que consiste em compressões abdominais para desobstruir as vias aéreas. A pessoa deve se posicionar atrás da vítima e abraçar a região do abdômen. Uma das mãos deve ficar fechada sobre a “boca do estômago”, e a outra mão precisa comprimir a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
Seguindo as orientações do sargento, o pai conseguiu fazer com que a bolinha saísse da garganta do filho, que voltou a respirar e reagiu normalmente. Ramalho disse ter ficado aliviado de conseguir ajudar.
“Foi um alívio muito grande poder ter ajudado eles. Foi tudo muito rápido, mas graças a Deus deu certo!”, celebra o sargento.
O pai dispensou a presença da viatura no local, mas foi aconselhado a levar o menino ao hospital se sentisse necessidade.
Alô Valparaíso/* Com as informações do g1/Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros