Palmeiras conquista o Campeonato Brasileiro pela 12ª vez em arrancada histórica
Alviverde chegou a 70 pontos e não foi ameaçado pelos rivais na última rodada. Santos é rebaixado para a série B pela primeira vez na história
Em uma partida emocionante, o Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro e sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro pela 12ª vez. Com 70 pontos conquistados, a equipe de Abel Ferreira superou uma desvantagem de 14 pontos para o Botafogo e garantiu o tão sonhado bicampeonato.
O Palmeiras entrou em campo com a vantagem de depender apenas de si mesmo para levantar o troféu, já que o Botafogo tropeçou e acabou fora do G4 ao perder para o Internacional. Desde o último fim de semana, o título estava praticamente assegurado para o Alviverde, que só perderia a taça se sofresse uma derrota expressiva e Atlético-MG ou Flamengo vencessem por goleadas.
Endrick, que se tornou protagonista na reta final do campeonato, foi o responsável por marcar o gol que colocou o Palmeiras à frente no placar. No entanto, o Cruzeiro não desistiu e conseguiu igualar o resultado com o gol de Nikão.
Com o empate no Mineirão, o Cruzeiro ficou com 47 pontos e garantiu a vaga na próxima edição da Sul-Americana. Já o Palmeiras, comemora mais um título nacional em sua longa história.
Santos é rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro
Em uma reviravolta trágica, o Santos foi derrotado por 2 a 1 pelo Fortaleza, na Vila Belmiro, e teve sua queda para a Série B do Campeonato Brasileiro confirmada. O time santista acabou na 17ª colocação, com 43 pontos, e não conseguiu se manter na elite do futebol nacional.
O jogo foi marcado por muita tensão e nervosismo, com a torcida dividida entre acompanhar a partida do Santos e os jogos decisivos de Vasco e Bahia. O Peixe começou em desvantagem, com o gol de Marinho, mas conseguiu empatar no segundo tempo com Messias. No entanto, nos acréscimos, sofreu o gol da derrota, marcado por Lucero.
O Santos teve chances de virar o placar e evitar o seu primeiro rebaixamento em 111 anos de história, mas não conseguiu reagir e acabou sucumbindo à pressão. Após o segundo gol do Fortaleza, ocorreram invasões de campo e tumultos por parte da torcida, tornando o momento ainda mais triste para o clube.
Esta temporada marcou a primeira edição do “Brasileirão Rei”, como foi apelidado pela torcida em homenagem à morte de Pelé em dezembro. Infelizmente, o Santos não conseguiu fazer jus ao nome e encerrou o campeonato na zona de rebaixamento.
Enquanto o Santos enfrentará a dura realidade da Série B no próximo ano, o Fortaleza, que já tinha sua posição garantida na tabela, terminou o Brasileirão na 11ª colocação, com 54 pontos.
Alô Valparaíso/* Com as informações do UOL/Foto: Canva