Pesquisa sobre síndrome de Down ajudará a definir políticas públicas
Objetivo do estudo é identificar aspectos sociodemográficos, necessidades e dificuldades desse público no acesso a serviços do governo, contribuindo para ações mais eficazes
A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) vai iniciar uma pesquisa que trará dados sobre a ocorrência congênita de síndrome de Down, epilepsia e síndromes epiléticas idiopáticas no Distrito Federal.
O estudo inédito busca dimensionar as pessoas com síndromes na capital federal e identificar seus aspectos sociodemográficos, necessidades e barreiras de acesso a serviços públicos, a fim de auxiliar a gestão governamental a superar esses desafios por meio de políticas públicas eficazes.
Realizado por meio de um questionário, fornecido no site da Codeplan, a pesquisa é importante porque, além de orientar o governo com dados evidentes, serve como fonte de informação e conhecimento da realidade destes brasilienses.
Para participar, a Codeplan convida pessoas com síndrome de Down, epilepsia e síndromes epilépticas idiopáticas moradoras do Distrito Federal ou seus responsáveis para a coleta de dados. A fase de recolhimento de informação está dividida em dois questionários, um para síndrome de Down e outro para epilepsia e síndromes epiléticas idiopáticas.
Vale lembrar que os questionários são sigilosos e podem ser preenchidos pelos responsáveis ou pela própria pessoa.
Questionário para pessoas com síndrome de Down.
Questionário para pessoas com epilepsia e síndromes epilépticas idiopáticas.
Alô Valparaíso/*Com as informações de Agência Brasília