Pesquisas mostram queda de popularidade do governo Lula
Presidente vê queda na avaliação positiva de seu governo em três levantamentos diferentes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma queda na popularidade de seu governo, segundo três pesquisas divulgadas nesta semana. Os levantamentos da Quaest, da AtlasIntel e do Ipec mostram que a parcela da população que considera a gestão de Lula ótima ou boa diminuiu nos últimos meses, enquanto a que avalia como ruim ou péssima aumentou.
A pesquisa mais recente, do Ipec, revelou que o índice de aprovação do governo Lula caiu de 38% em dezembro para 33% em março. Já o índice de reprovação subiu de 30% para 32% no mesmo período. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 1º e 5 de março e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Na quinta-feira (7), a AtlasIntel divulgou uma pesquisa que mostrou uma queda de quatro pontos percentuais na avaliação positiva do governo Lula, que passou de 42% em janeiro para 38% em março. Por outro lado, a avaliação negativa subiu de 39% para 41%. A pesquisa entrevistou 3.154 pessoas entre os dias 2 e 5 de março, por meio de recrutamento digital aleatório, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Na quarta-feira (6), a Genial/Quaest publicou um levantamento que indicou um aumento de cinco pontos percentuais na avaliação negativa do governo Lula, que foi de 29% em dezembro para 34% em fevereiro. Já a avaliação positiva se manteve estável em 35%. A pesquisa também mostrou uma queda na aprovação pessoal do presidente, que passou de 54% para 51%, enquanto a desaprovação subiu de 43% para 46%. A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 22 e 25 de fevereiro e tem margem de erro de três pontos percentuais.
Os resultados das pesquisas sugerem que o presidente Lula enfrenta dificuldades para manter o apoio popular diante dos desafios econômicos e sanitários impostos pela pandemia de covid-19. O governo também tem sido alvo de críticas pela demora na vacinação da população e pela falta de coordenação com os estados e municípios no combate à doença.
Alô Valparaíso/* Com as informações da CNN Brasil/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil