Polícia deflagra operação contra grupo que oferecia serviços falsos de cartório
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em São Sebastião, Recanto das Emas, São José do Rio Preto (SP), Valparaíso (GO) e Anápolis (GO)
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Distrito Federal, as polícias Civis de São Paulo e de Goiás foi deflagrada na última quinta-feira (1°) para investigar um grupo que oferecia serviços falsos de cartório. A ação resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em São Sebastião, Rencanto das Emas, São José do Rio Preto (SP), Valparaíso (GO) e Anápolis (GO).
A polícia apreendeu documentos, celulares e computadores para desarticular a organização criminosa. A investigação da PCDF começou há dois anos, após a prisão de uma organização criminosa de grilagem de terra na região de São Sebastião.
Durante a operação, os agentes identificaram um cartório que oferecia serviços pela internet, porém, era falso e não exigia a apresentação de nenhum documento original para os serviços. Segundo a polícia, apenas uma cópia de documento era necessária para, por exemplo, reconhecer firma, autenticar o RG e uma certidão de óbito. Esse serviço facilitava os golpes de estelionatários.
Tudo era feito de forma ilegal e contava com suporte de um cartório regularizado em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A polícia segue investigando o caso.
Alô Valparaíso