Polícia Militar de Goiás celebra 165 anos com redução de criminalidade no estado
Governador Ronaldo Caiado destacou a eficiência da PMGO durante evento de celebração dos 165 anos da corporação, apontando queda significativa em 11 de 15 modalidades criminosas
Na última sexta-feira (28/07), a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) comemorou seu 165º aniversário em uma solenidade realizada na Academia de Polícia Militar de Goiás, em Goiânia. Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado parabenizou a PMGO pelos resultados positivos na segurança pública, destacando a importância da Polícia Militar para a garantia dos direitos dos cidadãos.
De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública do Estado de Goiás, houve uma diminuição em 11 das 15 modalidades criminosas registradas no estado. Os números apontam para uma redução de 80% em latrocínios, 12,3% em homicídios dolosos, 63% nos casos de roubo de carga, 34,1% em roubos de veículo, 25% em roubo em propriedade rural e 15% em furto em propriedade rural, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Além disso, 128 municípios goianos não registraram homicídio doloso no primeiro semestre de 2023, sendo que em 97 deles, não ocorreram crimes violentos contra o patrimônio. Para Caiado, esses resultados são frutos da determinação e integração das forças policiais, que vêm trabalhando de forma efetiva para garantir a segurança da população.
A solenidade ainda marcou a entrega de medalhas da Ordem do Mérito Tiradentes, a formatura do 18º Curso de Habilitação de Oficiais Auxiliares e o 2º Curso de Habilitação de Oficiais Músicos. O comandante-geral da PMGO, coronel André Henrique Avelar de Sousa, destacou a importância da Polícia Militar para o estado e revelou que os recém-formados reforçarão o patrulhamento em todas as 246 cidades de Goiás, em até três meses.
A PMGO foi criada em 28 de julho de 1858, como Força Policial de Goyaz. Desde então, acompanhou as transformações sociais e o crescimento do estado, evoluindo ao longo de 165 anos de história.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom-GO/Foto: Hegon Corrêa