Prefeitura divulga programação semanal do carro fumacê em Valparaíso de Goiás
Veículo transita pelos bairros com mais casos confirmados
O Aedes aegypti é um mosquito que se adapta facilmente aos ambientes urbanos e que pode transmitir doenças graves, como a dengue, a zika e a chikungunya. Essas doenças podem causar sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas na pele, sangramento e até mesmo levar à morte.
Para evitar que o mosquito se prolifere e coloque em risco a saúde da população, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma série de ações para prevenir e combater o Aedes aegypti. Entre as medidas adotadas, está a passagem do carro fumacê pelos bairros da cidade.
O veículo, que libera uma nuvem de inseticida, tem como objetivo eliminar os mosquitos adultos que já estão infectados. No entanto, o fumacê não é suficiente para acabar com o problema, pois não atinge as larvas que se desenvolvem em locais com água parada.
Por isso, a Prefeitura também está orientando os moradores a fazerem a sua parte, eliminando os possíveis criadouros do mosquito em suas casas e quintais. Alguns cuidados simples são: não deixar lixo acumulado, tampar bem as caixas d’água, vasos e baldes, limpar as calhas e ralos, trocar a água dos animais domésticos e das plantas aquáticas.
A programação do carro fumacê foi divulgada pela Secretaria de Saúde e abrange os seguintes bairros: Jardim Céu Azul (19 e 20 de fevereiro), Jardim Ipanema (21 e 22 de fevereiro) e Setor de Chácaras Anhanguera (23, 24 e 25 de fevereiro). O horário de passagem é das 5h30 às 7h30 e das 17h às 19h, aproveitando os períodos em que o mosquito está mais ativo.
A Secretaria de Saúde pede que os moradores colaborem com o trabalho do fumacê, abrindo portas e janelas quando o veículo estiver passando pelas ruas. Além disso, recomenda-se que as pessoas evitem ficar próximas ao carro ou inalar a fumaça, que pode causar irritação nos olhos e nas vias respiratórias.
A Prefeitura de Valparaíso de Goiás reforça o compromisso de proteger a saúde da população e conta com a participação de todos no combate ao Aedes aegypti.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom-PMVG/Foto: Secom-PMVG