Procura por cursos dos colégios tecnológicos supera expectativas
Procura supera 37 mil matrículas, entre janeiro e a primeira quinzena de junho deste ano. Outras 56.500 vagas ficam disponíveis para inscrição a partir de 15/07
A procura pelos cursos de capacitação, qualificação e técnico oferecidos gratuitamente nos colégios tecnológicos (Cotecs) do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada e do programa Goiás Social, já supera as expectativas para esse primeiro semestre de 2023.
De janeiro à primeira quinzena de junho, mais de 37 mil matrículas foram realizadas, lembrando que há casos de uma pessoa se inscrever em mais de um curso, e a previsão é de chegar a cerca de 39 mil inscrições até o dia 30 deste mês de junho.
Em menos de seis meses, quase 25 mil alunos tiveram acesso a 1.057 cursos ministrados. Os Eixos Tecnológicos dos cursos oferecidos são: Gestão e Negócios; Recursos Naturais; Produção Cultural e Design; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Infraestrutura; Ambiente e Saúde; Informação e Comunicação e, por fim, Produção Industrial.
Os mais procurados
No ranking dos mais procurados estão: Informática Básica, Beleza, Culinária e Corte e Costura, respectivamente. Os dados mostram que 88,5% das matrículas correspondem aos cursos de capacitação, que são de curta duração.
O relatório deste primeiro semestre mostra ainda um aumento no percentual de certificação. A média de alunos que concluíram os cursos girou em torno de 40% das matrículas efetivadas, nos anos anteriores. Nesse primeiro semestre de 2023, já foram emitidos cerca de 15.500 certificados e a previsão é de chegar a 17 mil, o que eleva o percentual de certificação a quase 70%.
“Fazemos os feirões para levar aos municípios goianos e seus moradores essa oportunidade de aprender um ofício. Temos um convênio com a UFG que garante a qualidade dos cursos. E acompanhamos essa evolução buscando sempre mostrar para os alunos que o certificado pode dar a eles uma vida nova, seja com um emprego formal e as vantagens que isso traz, seja abrindo o próprio negócio”, pontua o secretário da Retomada, César Moura.
Novas vagas
Além das 37.031 matrículas que já foram realizadas, com a previsão para fechamento do semestre em 38.748 no total, o Governo de Goiás está abrindo mais 56.500 vagas. As inscrições podem ser feitas a partir da segunda quinzena do mês de julho, devido ao recesso escolar, pelo site da Secretaria da Retomada na opção Cursos Gratuitos. A meta é de finalizar o ano de 2023 com mais de 93 mil matrículas realizadas.
Crédito
Com o certificado em mãos, quem tiver perfil ativo no CadÚnico do Governo Federal e quiser abrir o próprio negócio pode pleitear o Crédito Social, que é o repasse de até R$ 5 mil para aquisição de equipamentos e insumos. Para quem não atender os critérios do Crédito Social, o Governo de Goiás, por meio da Retomada e da GoiásFomento, oferece linhas de crédito sem aval e sem juro, com condições facilitadas de pagamento.
“E não é só repasse ou o crédito. Como são pessoas que vivem em vulnerabilidade social e precisam de auxílio para empreender, o governo do Estado oferece toda a orientação, por meio de parceiros como o Sebrae e a Goiás Fomento”, explica César Moura.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secretaria da Retomada-GO/Foto: Divulgação Agência Cora Coralina