Programa Municipal de cirurgia de catarata desenvolve a visão de pacientes em Valparaíso
Governo trabalha para atender com atenção os usuários do SUS
A catarata é uma doença ocular que afeta o cristalino, uma lente natural do olho que permite o foco em diferentes distâncias. Quando o cristalino fica opaco, a visão fica nublada e pode levar à cegueira se não for tratada. A principal causa da catarata é o envelhecimento, mas ela também pode ser congênita ou provocada por diabetes, traumas, inflamações ou radiação .
Para ajudar os moradores de Valparaíso de Goiás que sofrem com a catarata e dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo o Programa de Cirurgia de Catarata, que oferece procedimentos cirúrgicos gratuitos para restaurar a visão dos pacientes.
Nesta quarta-feira (14), o prefeito Pábio Mossoró e o secretário de Saúde, Neomar Camelo, visitaram o Hospital Municipal de Valparaíso (HMV), onde conversaram com os usuários que estão sendo beneficiados pelo programa. Eles também acompanharam o andamento das cirurgias e elogiaram o trabalho dos profissionais envolvidos.
“Certamente estamos trabalhando, buscando recursos e parcerias para fortalecer ainda mais este setor da saúde. O Programa de Cirurgia de Catarata é um serviço essencial ao nosso município”, afirmou Pábio Mossoró.
O secretário Neomar Camelo destacou que o programa visa dar uma qualidade de vida melhor aos pacientes que têm a visão prejudicada pela catarata. “Queremos que eles possam voltar a enxergar e desenvolver suas atividades normalmente”, disse.
A cirurgia de catarata consiste em substituir o cristalino opaco por uma lente artificial que recupera a função perdida. A técnica utilizada no programa é a facoemulsificação, que tritura e aspira o cristalino com um aparelho especial. Essa técnica tem a vantagem de exigir um corte menor e sem suturas, facilitando a recuperação do paciente.
Alô Valparaíso