Projeto para integrar transporte do Entorno do DF é o mais votado no Brasil Participativo
A votação popular terminou no domingo (16) e garantiu o primeiro lugar na disputa entre mais de 100 projetos da categoria
A proposta de criar um consórcio entre União, DF e Goiás para subsidiar as passagens dos moradores da região ganhou o primeiro lugar na categoria “Integração e Desenvolvimento Regional” do PPA.
Os moradores da Região do Entorno do Distrito Federal podem ter uma boa notícia em breve: a criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do Distrito Federal, que visa integrar e melhorar o transporte coletivo da área. O projeto foi o mais votado na categoria “Integração e Desenvolvimento Regional” do Brasil Participativo, uma plataforma online que permite à população escolher as prioridades de investimentos para o Plano Plurianual (PPA) 2023-2027.
A votação popular, que terminou no domingo (16), contou com mais de 100 projetos concorrentes na categoria. A proposta do consórcio recebeu o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, dos prefeitos e autoridades das cidades do Entorno, que fizeram uma ampla mobilização nas redes sociais e nas ruas para angariar votos.
O projeto pretende adotar um modelo de gestão compartilhada do sistema de transporte, com passagens parcialmente subsidiadas pelo Governo Federal, Distrito Federal e Governo de Goiás, por meio de um consórcio. A ideia é reduzir os custos e o tempo de deslocamento dos moradores da região, que hoje enfrentam longas filas e ônibus lotados para ir e voltar do trabalho.
“Importantíssima a criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do Distrito Federal, pois a nossa população não pode ser penalizada gastando muitas horas no trânsito para se deslocar diariamente. Agradeço à mobilização do Governo de Goiás, dos prefeitos da nossa região do Entorno e de toda a população que votou”, disse Pábio Mossoró, prefeito de Valparaíso de Goiás.
O Consórcio também vai atender a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), composta por 33 cidades, sendo 29 de Goiás, em áreas como saúde, segurança pública, transporte, desenvolvimento econômico e social.
Alô Valparaíso/* Com as informações da SECOM-PMVG/Foto: SECOM-PMVG