Quaest: governo Lula é desaprovado por 49%; aprovação é de 48%
Números representam empate técnico entre aprovação e desaprovação, mesmo cenário de novembro. Foram ouvidas 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro, sendo que a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16) aponta que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos brasileiros. Ao mesmo tempo, 48% dizem aprovar a gestão federal, sendo que 3% não souberam ou optaram por não responder.
Foram ouvidas 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Cresceu a fatia de eleitores que consideram que Lula deve se candidatar a um novo mandato em 2026: foi de 38% para 43%. Já aqueles que acham que o presidente não deve ser candidato na eleição oscilou quatro pontos para baixo, no limite da margem de erro (eram 59%). Veja os números:
Lula deveria se candidatar à reeleição em 2026?
- Sim: 43% (eram 38% em novembro);
- Não: 55% (eram 59%);
- Não sabem/não responderam: 2% (eram 3%).
Os dados de dezembro se mantiveram dentro da margem de erro com relação à pesquisa do mês passado. Na ocasião, o governo foi desaprovado por 50% dos entrevistados; aprovado por 47%. Do total de pessoas ouvidas, 3% não souberam ou optaram por não responder.
Alô Valparaíso/* Com as informações da CNN Brasil | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


