Quatro municípios realizam Cavalhadas, neste fim de semana
Santa Cruz, Posse, Jaraguá e Pirenópolis executam a encenação da batalha entre mouros e cristãos
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com as prefeituras municipais, realiza, neste final de semana, as tradicionais Cavalhadas em quatro municípios goianos. Santa Cruz, Posse, Jaraguá e Pirenópolis executam a encenação da batalha entre mouros e cristãos.
A representação faz parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que também inclui missas e alvoradas, fortalecendo ainda mais o calendário dos festejos.
Patrimônio imaterial dos goianos, o Circuito das Cavalhadas 2024 chega com força em Goiás, após receber atenção especial do Governo de Goiás com o resgate da manifestação em municípios como cidade de Goiás, Luziânia, Niquelândia e Silvânia.
Em 2024, 15 cidades participam do roteiro, com um investimento de R$ 4,4 milhões que garantirão ao público um dos mais belos espetáculos a céu aberto.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, reforça a importância do investimento do governo de Goiás nas Cavalhadas, que vai além da preservação da cultura.
“É um investimento no desenvolvimento social e econômico dos municípios envolvidos. A festa gera renda, cria empregos e movimenta diversos setores da economia local, como hotéis, restaurantes, comércio e artesanato.”
Cavalhadas
As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.
No Brasil, há registro do evento desde o século XVII geralmente durante a festa do Divino, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.
Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos. Uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do Estado com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos. As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.
Agenda das Cavalhadas
Santa Cruz de Goiás
18 e 19 de maio
Centro Cultural Tio Negrinho
Posse
18 e 19 de maio
Parque Municipal Cândido Porto
Pirenópolis
19, 20 e 21 de maio
Módulo Esportivo de Pirenópolis
Jaraguá
18, 19 e 20 de maio
Clube das Cavalhadas José Natal Silveira
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secom