Rafaela Silva assume a liderança do ranking mundial após ouro em Grand Slam
Com quatro medalhas, Brasil fica em terceiro lugar geral no Grand Slam da Turquia
A Federação Internacional de Judô atualizou o ranking mundial, neste domingo, 02, computando os resultados do Grand Slam de Antalya e o Brasil tem uma nova número um do mundo. Campeã do peso leve na Turquia, Rafaela Silva somou mil pontos na lista e pulou de terceiro para o primeiro lugar, passando as canadenses Christa Deguchi e Jessica Klimkait.
Como não haverá até o Mundial nenhuma outra etapa de Grand Slam ou Grand Prix, apenas abertos continentais que distribuem menos pontos, é muito provável que a brasileira mantenha a liderança até o Campeonato Mundial, onde tentará defender seu título de 2022 e buscar o tricampeonato.
Neste ano, Rafaela teve um prata no Grand Prix de Portugal, dois quintos nos Grand Slam de Tel Aviv e Tbilisi, caiu nas oitavas do Grand Slam de Paris e, finalmente, conquistou o ouro no Grand Slam da Turquia.
No somatório dos pontos, ela tem 5.833 pontos; Deguchi tem 5.760; e Klimkait tem 5.750. Em quarto lugar está a japonesa Haruki Funakubo (4.900 pts), que perdeu a final do Mundial para Rafaela, em 2022. Em quinto aparece a sul-coreana Mimi Huh (4.680); em sexto a israelense Timna Nelson Levy (4.467); em sétimo, Eteri Liparteliani (4.422) e, em oitavo, a atual campeã olímpica, Nora Gjakova 4.323).
Se todas elas chegarem assim ao Mundial, Rafaela e Gjakova cairão na mesma chave com chances de protagonizarem um duelo de campeã mundial versus campeã olímpica nas quartas-de-final.
Confira aqui o ranking mundial completo de todas as categorias.
Com quatro medalhas, Brasil fica em terceiro lugar geral no Grand Slam da Turquia. Seleção foi bem na última competição antes do Mundial e voltou de Antalya com dois ouros e dois bronzes. França liderou o quadro seguida por Holanda, Brasil e Japão no top 4
Os atletas que representaram o judô brasileiro, neste domingo, 02, no Grand Slam de Antalya, na Turquia, não conseguiram chegar às finais de suas categorias, mas o país sai do último evento antes do Mundial com desempenho positivo. No quadro geral da competição, o Brasil ficou em terceiro lugar graças aos ouros de Rafaela Silva e Ketleyn Quadros, além dos bronzes de Willian e Jéssica Lima, conquistados na sexta e no sábado.
A França, que levou boa parte da equipe que disputará o Mundial, liderou o quadro de medalhas com cinco ouros e dois bronzes. A Holanda ficou em segundo, com dois ouros e uma prata, e o Japão ficou em quarto lugar, com um ouro e uma prata.
O resultado do Brasil mostrou que a preparação dos atletas para Doha está na direção certa e o país ainda pode contar com um potencial de melhora desses resultados já que quatro titulares não participaram do Grand Slam: Larissa Pimenta (52kg), Mayra Aguiar (78kg), Daniel Cargnin (73kg) e Guilherme Schimidt (81kg).
Confira aqui todos os resultados e o quadro geral de medalhas do Grand Slam de Antalya
Alô Valparaíso