Recém-nascidos têm atendimento de fonoaudiologia no Hospital Estadual de Luziânia
Profissional da unidade de saúde do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal atua na promoção das habilidades orais para alimentação funcional e segura
O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) oferece atendimento de fonoaudiologia para os bebês que nascem na unidade de saúde do Governo de Goiás, localizada no município do Entorno do Distrito Federal. O profissional atua na promoção das habilidades orais para alimentação funcional e segura dos recém-nascidos.
De acordo Gabriela Xavier, o fonoaudiólogo é o profissional mais indicado para avaliar com precisão de detalhes o padrão de sucção do neonato, identificando a ação muscular desempenhada pelas estruturas orofaciais durante a mamada. “Ele é capaz de identificar as causas das alterações no padrão de sucção, realizando estímulos musculares excitatórios ou inibitórios, a fim de promover o equilíbrio e garantir, assim, uma mamada eficiente”, explicou a fonoaudióloga do HEL.
A profissional destaca que o fonoaudiólogo realiza também a avaliação do frênulo lingual (teste da linguinha), que é um exame obrigatório em todos os hospitais e maternidades do Brasil, conforme a Lei Federal nº 13.002 de 2014, art. 1º.
“O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela anquiloglossia (língua presa), que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar, evitando assim problemas futuros”, disse.
A paciente Andressa Duarte Maia, de 26 anos, que deu à luz na maternidade do HEL, conta que não tinha conhecimento do teste da linguinha. “Fiquei surpresa ao saber do exame, e que o hospital realiza. Estou muito feliz com o atendimento do HEL”, afirmou.
A gerente de enfermagem do HEL, Ana Carolina Garcia, reforça a importância da unidade oferecer esse tipo de atendimento aos recém-nascidos. “O papel da fonoaudiologia é fundamental na estimulação da amamentação do recém-nascido, pois promove a habilidade oral do bebê, incentivando e auxiliando na mamada, garantindo o aporte nutricional adequado e até a garantia de alta precoce e segura”, revelou.
A gestora destaca que o HEL tem uma equipe multiprofissional que visa a atender ao paciente em sua integralidade. “No caso da maternidade, nossa missão é oferecer um atendimento completo para que mãe e bebê tenham alta com quase todos os exames realizados”, afirmou Ana Carolina.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Secretaria de Estado da Saúde- SES/Instituto Patris/Foto: Julianna Adornelas