Ricardo Lewandowski antecipará aposentadoria do STF
Ministro completa 75 anos em 11 de maio e poderia permanecer no Supremo até essa data, mas decidiu antecipar aposentadoria para logo após a Páscoa
A aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal (STF) tem gerado especulações sobre a sua sucessão. O jurista decidiu antecipar a sua saída da Corte em quase um mês, prevista para acontecer logo após a Páscoa. A decisão já foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem o poder de indicar o seu substituto.
Lewandowski tem defendido a posse do advogado Manoel Carlos de Almeida, seu ex-assessor e ex-secretário-geral do STF. Já Lula prefere o advogado Cristiano Zanin para ocupar o cargo. Os dois já teriam conversado sobre o assunto durante uma visita do presidente a Pernambuco na última quarta-feira, 22. Ainda de acordo com o jornal O Globo, Lula teria se decidido quanto ao nome indicado.
O ministro completará 75 anos no próximo dia 11 de maio e poderia permanecer no Supremo até essa data. No entanto, a sua decisão de antecipar a aposentadoria já teria sido comunicada a alguns interlocutores, o que aumenta as expectativas da indicação do seu sucessor pelo presidente da República.
Alô Valparaíso