Saúde dá dicas para impedir propagação do Aedes aegypti em cemitérios
Objetivo é evitar surgimento de criadouros do mosquito em recipientes levados aos túmulos neste Dia de Finados. Combate ao vetor de doenças continua sendo fundamental uma vez que Goiás já registra mais de 58 mil casos de dengue em 2023
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) orienta a população sobre os cuidados necessários para impedir a propagação do mosquito Aedes aegypti, durante o Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira (02/11). Durante a data, os cemitérios tornam-se potenciais locais para a reprodução do vetor.
Embalagens plásticas, vasos, flores, suportes para velas, copos plásticos e até mesmo os jazigos podem se tornar criadouros para as larvas do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
“É crucial evitar qualquer recipiente que possa acumular água. Em relação às flores, é altamente recomendado priorizar as naturais para minimizar os riscos de proliferação do mosquito”, ressalta o coordenador de Dengue, Zika e Chikungunya da SES-GO, Murilo do Carmo.
Em 2023, Goiás registra 58.397 casos confirmados de dengue e 23 óbitos pela doença. Também já foram confirmados 1.997 casos e 7 óbitos por Chikungunya, além de 23 registros de Zika.
“Os números reforçam a importância da prevenção e de cuidados redobrados por parte da população, não apenas no Dia de Finados, mas durante os próximos meses, tendo em vista que o período chuvoso em Goiás ocorre de novembro a abril”, reforça Murilo do Carmos.
Principais cuidados
- Evite utilizar suporte para velas.
- Não deixar objetos que possam estocar água sobre os túmulos.
- Descartar corretamente o lixo.
- Use vasos furados e sem pratos.
- Não deixar embalagens expostas.
- Retirar as embalagens dos vasos de flores.
- Não colocar flores em vasos com água.
- Dar preferência a flores plantadas em vasos com terra ou areia.
- Evitar plantas que podem reter água entre as folhas, como as bromélias.
Alô Valparaíso/* Com as informações da Agência Brasil/Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil