Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz alerta e intensifica medidas contra gripe aviária em Valparaíso
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Valparaíso está intensificando as medidas de prevenção e vigilância da gripe aviária após ocorrência de casos em aves silvestres em outros estados brasileiros. A medida está sendo tomada após a recomendação da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
De acordo com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a avicultura comercial não sofrerá nenhum abalo, mantendo as atividades produtivas normais e as exportações. O corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente está alertando industriais, produtores integrados, responsáveis técnicos pelas empresas, profissionais da medicina veterinária, agentes da cadeia produtiva e população em geral para que redobrem os cuidados.
A influenza ou gripe aviária é uma doença causada por vírus e pode ser transmitida pelo ar, água, alimentos, materiais contaminados, contato com aves doentes e o acesso de pessoas alheias às criações comerciais. Em caso de aparecimento de sintomas suspeitos nas aves, como sinais respiratórios, digestivos, nervosos e/ou mortalidade acima do normal, os responsáveis devem entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (61) 98350-8099 e-mail: meioambienteval@gmail.com ou diretamente com a Agrodefesa (62) 3201-3574 e 3201-8576 e-mail: gesan@agrodefesa.go.gov.br para relato da ocorrência.
Alô Valparaíso