Sem mudanças no curto prazo, Brasil continuará tendo “temperaturas de verão” em pleno inverno
Massa de ar seco deve continuar com bastante intensidade, pelo menos, nos próximos 14 dias, apontam modelos
Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que há mais de 30 dias não são registradas chuvas significativas na região Central do país. Apesar das condições estarem dentro do esperado para o Inverno, a amplitude térmica, assim como as temperaturas mais elevadas, vem chamando atenção. Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias:
De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, uma intensa massa de ar seco predomina no Brasil e sem previsão de mudanças significativas no curto prazo, boa parte da área de produção agrícola continuará com tempo extremamente seco. Pela manhã, as temperaturas são mais amenas, mas no período da tarde as temperaturas voltam a subir e deixam principalmente a região Central em alerta para baixa umidade relativa do ar.
Nas horas mais quentes do dia, os níveis de umidade têm registrado valores abaixo de 20%. “Esses valores são observados no interior, principalmente no Centro-Oeste, como no Mato Grosso e em Goiás”, afirma a meteorologista. Diante deste cenário, o Inmet mantém toda área em alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar nas próximas horas.
O modelo de previsão de temperatura do Inmet indica máximas acima de 30 graus em toda região Central e também em áreas do Matopiba nos próximos dias. O destaque fica para o norte do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, oeste de Goiás e em áreas do Matopiba onde as temperaturas devem atingir a marca de 34 graus. No Sul do Brasil as temperaturas também são elevadas, com destaque para o norte do Paraná, que pode bater a casa dos 30 graus.
“O problema é que a falta de chuva vem sendo sentida desde março. Agora, a chance de chuva já normalmente baixa e possibilidade de alguma chuva fica ainda mais remota, com a atuação do forte bloqueio atmosférico. A primeira quinzena de julho fechou com grande parte do Sudeste acumulando de 70 a mais de 100 dias sem ocorrência de chuva igual ou acima de 10 mm em 24 horas”, destacou a consultoria Climatempo para a região Sudeste.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas:
A atualização de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela NOAA, mantém a previsão de chuva apenas na região Sul do Brasil nos próximos 14 dias. No período entre 20 e 28 de julho, o modelo americano mostra áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul, mas sem volumes significativos.
Entre os dias 28 de julho e 5 de agosto, o NOAA mostra o avanço da umidade para outras áreas do Sul do Brasil, mas ainda com volumes mais baixos. Veja a previsão estendida para todo Brasil:
Alô Valparaíso/*Com as informações do Notícias Agrícolas