Temporal de poeira atinge cidades em Goiás e causa estragos
Vento chegou a 70 km por hora em Itumbiara e derrubou parte do telhado de uma escola. Em Rio Verde, houve chuva e ventania.
Duas cidades de Goiás foram afetadas por um temporal de poeira na última quinta-feira (31). Em Itumbiara, na região sul do estado, o vento forte levantou a poeira do solo seco e causou danos em diversos locais, como uma escola que teve parte do telhado arrancada. Ninguém ficou ferido.
Em Rio Verde, no sudoeste goiano, a situação foi ainda mais grave. Além da poeira, houve chuva de 37 milímetros, que alagou ruas e derrubou árvores. Um container foi arrastado pelo vento e parou no meio da rua. Um espaço de eventos e um centro administrativo também foram danificados pela tempestade.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o vento chegou a 70 km por hora em Itumbiara e a 60 km por hora em Rio Verde. O gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou que o fenômeno ocorreu por causa da combinação de calor e umidade.
“Como o solo ainda está seco, nós temos material particulado. Quando temos rajadas de vento como essas, de quase 70 km por hora, o vento joga todo esse material particulado para cima, provocando uma tempestade de poeira”, disse.
A previsão é que o tempo continue instável nos próximos dias, com possibilidade de chuvas isoladas e ventos moderados.
Alô Valparaíso/* Com as informações do g1/Foto: Reprodução/TV Anhanguera